Aprendiz de Maestro

Andrea Bassit (como Operilda) e Maestro Galindo

A TUCCA – Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer é uma organização que desde 1998 trabalha no tratamento de crianças e adolescente carentes que sofrem de algum tipo de câncer. Em 2000 eles começaram a desenvolver o projeto Aprendiz de Maestro cuja principal intenção, além de divertir, é desmistificar a música erudita como uma arte de elite, fechada à população em geral e em especial para o público infantil.

Desde então eles vem apresentando espetáculos que mesclam teatro, circo e música, com a intenção de introduzir no publico infanto-juvenil o gosto pela música clássica. Dessas apresentações eles produziram quatro DVDs, que são distribuídos pela Tratore, com quatro espetáculos diferentes.

No primeiro volume, interpretado por Andrea Bassit que também assina o texto, Operilda na Ciranda de Villa Lobos a personagem Mademoiselle Operilda, uma feiticeira do bem, procura a ajuda do maestro João Maurício Galindo e sua Sinfonieta Fortíssima para entrar no universo do compositor brasileiro Heitor Villa-Lobos (1887-1959) e conseguir que as crianças de seu reino, Bel Canto, voltem a se interessar por música. O repertório, todo de Villa-Lobos, apresenta alguns trechos das Bachianas mas especialmente as canções para coral arranjadas por Villa-Lobos que entravam no seu projeto educacional de canto orfeônico.

No segundo DVD  o episódio “A flauta Mágica, o Maestro e a Feiticeira” foi inspirado em: A Flauta Mágica de W. A. Mozart . As crianças irão aprender e se encantar com as aventuras do príncipe Tamino e de seu companheiro Papagueno, um ser estranho, meio homem, meio pássaro que vive em busca de uma namorada. Eles terão que salvar Pamina, filha da Rainha da Noite, que está no castelo de Zarastro. Para ajudá-los, a Rainha lhes oferece uma flauta mágica que vai protegê-los dos perigos. E no caminho encontrarão surpresas que vão mudar o rumo da história. Ao lado do Maestro João e da Sinfonieta Fortíssima, Mademoiselle Operilda, a feitiçeira do bem, conta essa divertida história de amor.

Com texto do maestro João Mauricio Galindo, O Carnaval dos Animais é um verdadeiro espetáculo teatral. Com a participação o ator Cassio Scapin que interpreta o maestro “Camilo Sansão”. Ele surge durante um ensaio da Sinfonieta Fortíssima e apresenta ao Maestro João a partitura da sua recém criada obra: O Carnaval dos Animais. Baseada na obra mais popular do compositor e organista francês Camille Saint-Säens, que originalmente não foi composta visando o público infantil mas, por sua temática, desde sempre fez sucesso entre as crianças.

Com texto de Andrea Bassit , “A Volta ao Circo em Dó Maior e Dó Menor” traz a participação especial da dupla de palhaços da Cia. La Mínima -Domingos Montagner e Fernando Sampaio. No espetáculo, depois de zombar da música, a dupla de palhaços foi expulsa do circo pelo sr. chicote, com a ajuda do Maestro João eles vão atrás da resposta da pergunta: Afinal de contas, pra quê serve a música?.

Os DVDs também são oferecidos num kit com os 4 espetáculos. Com mais de 30 espetáculos apresentados, é sempre bom checar quando será a próxima temporada do projeto Aprendiz de Maestro. Lembrando que toda a renda obtida com a venda de ingressos é destinada para a manutenção das atividades da Associação, na Zona Leste de São Paulo. E vamos torcer para o pessoal da TUCCA lançar mais desses divertidíssimos espetáculos em DVD!

Anúncios

4 comentários sobre “Aprendiz de Maestro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s