Destaques Tratore: Cantoras do Pará

Imagem

A música do Pará vem ganhando mais e mais destaque no país, com sua cultura, artistas e ritmos fortes. Nesse meio, três artistas vêm ganhando destaque, Juliana Sinimbú, Camila Honda e Natália Matos, que exercem a função com extrema categoria. As três fazem parte da Natura Musical (que eu explico logo abaixo). Hoje este que vos fala dedica as suas palavras a essas três talentosíssimas cantoras.

A cantora paraense Juliana Sinimbú, aposta da nova cena musical de Belém, lança o seu 1º álbum, intitulado Una. Talentosíssima, Juliana sempre viveu cercada pela música, coleciona em seu currículo diversos shows e já esteve ao lado de outros artistas. Representando o país na França (2009, percorreu cinco capitais brasileiras, por meio do projeto Conexão Vivo (2011/2012). O álbum conta com a participação de Otto, João Donato, Donatinho, que também produziu o álbum, Alberto Continentino, dentre outros. Nesse trabalho Juliana utiliza da sua sensibilidade e talento, sendo ela a compositora de todas as canções de seu álbum. Confira um pouco do trabalho da cantora, assistindo ao vídeo clipe “Para Um Tal Amor”.

 

Para Um Tal Amor  

A próxima da lista é a cantora Camila Honda. Camila conduz as 10 faixas do disco com segurança e suavidade, caminhando entre o pop, o folk, o erudito, a música popular brasileira e o regionalismo com muita naturalidade. Multifacetada, Camila além de cantar, por 12 anos dedicou-se a dança e chegou ainda a fazer teatro, e foi no teatro musical que cantora teve influências dos Beatles, Bob Dylan e da Bossa Nova. O lado compositor floresceu como tudo em sua vida, em um processo natural. “Reflexo Sentimental” é uma composição própria. sobre pensamentos e relacionamentos antigos. “São coisas que todo mundo passa na vida, uma vez ou outra”, defende. O objeto das demais músicas é universal aos que fazem e ouvem música: o amor. “É o tema mais comum de todos os tempos”. Abaixo você confere uma canção gravada por Camila, presente do artista plástico Jorge Eiró, que enviou a letra pela rede social Facebook e pediu para que Camila Honda fizesse a melodia. “Foi muito fácil fazer a música”, reconhece a cantora. Confira a canção Nightinlady.

Nightinlady –

Natália Matos, talentosa, estudou canto popular na ULM com as professoras Magali Mussi e Ciça Baradel.  Em 2011 ganhou, em São Paulo, o primeiro lugar na etapa regional do Festival da Canção Francesa, cantando a música “Ces petis riens” de Serge Gainsbourg e desde setembro, participa, como convidada do grupo Os náuticos, do espetáculo “Eros – Poesia e Música”, já apresentado no SESC Pompéia,  comprovando a beleza de suas escolhas musicais e sua lapidada interpretação. A cantora lança seu primeiro disco, com patrocínio do programa Natura Musical. O repertório inclui sambas, ijexás, valsas, baiões, lundus e forte influência da música paraense. A artista busca em sua identidade as raízes da sua terra natal. Ritmos amazônicos com um toque de urbanidade, agregando o moderno ao tradicional.

Você me ama, mas – 

As três artistas estão no projeto Natura Musical. E o que é a Natura Musical? O projeto patrocina diversas iniciativas que valorizam o diálogo entre ritmos, revelando nossa alma brasileira com criatividade e excelência artística. O projeto deu início em 2005, e a partir de 2012, a Natura Musical amplia ainda mais o seu alcance e oferece novas oportunidades para artistas e produtores. Agora há cinco editais de seleção de projetos para patrocínio, sendo 2 nacionais com uso de Lei Rouanet, e 3 regionais – em Minas Gerais, Bahia e Pará – com uso de leis estaduais de incentivo à cultura.

Mais sobre as cantoras você encontra em nosso site http://www.tratore.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s