Música em streaming no Facebook: quais são as possibilidades?

No novo ambiente digital, é cada vez mais importante a integração de conteúdos e plataformas. O Facebook se destaca muito nesse tipo de funcionalidade, já que pode ser usado para fazer login em diversos aplicativos e consegue replicar conteúdo plenamente funcional vindo de outros lugares da web. Não é à toa que é a rede social mais usada pelos brasileiros há alguns anos.

Então, quais seriam os serviços de streaming que melhor se integram com a plataforma, pensando em um trabalho musical?

O de funcionalidade mais conhecida é o YouTube, no qual basta colocar um link no campo Status e imediatamente se forma um thumbnail (imagem miniaturizada) do vídeo compartilhado. Para assisti-lo, basta clicar nessa imagem e o vídeo começa a tocar em embed (player embutido) na timeline.

youtubeembed

Outro também bastante utilizado é o SoundCloud, que também se torna thumbnail e player em embed quando inserido como link na timeline.

soundcloudembed

No entanto, dois serviços de streaming de áudio monetizado também se destacam nessa integração com o Facebook: Deezer e Spotify.

A Deezer é a plataforma que oferece mais possibilidades. Como nos exemplos anteriores, ao inserir um link da Deezer no campo Status do Facebook, o conteúdo (seja um álbum, um single ou uma playlist) se transforma automaticamente em um miniplayer na timeline, constando a lista das músicas, capa e nome dos artistas. Segundo a organização, o número de cliques com esse miniplayer chega a ser de 3 a 6 vezes maior do que com um simples link.

deezerembed1

Outras funcionalidades apresentadas pela Deezer são a criação facilitada de widgets para sites, integráveis com o Facebook (crie o seu player aqui, em inglês: http://developers.deezer.com/musicplugins/player) e a inserção de uma aba “Ouça/Listen” ao lado do botão “Curtir” em fanpages. Essa aba também abre um miniplayer, que também pode ser personalizado da forma como preferir.

Para quem vai fazer essa nova aba no Facebook, o texto de instrução em inglês é bem fácil de seguir. Apesar de haver muitos passos, são todos simples, basta prestar muita atenção. Na hora de inserir esse novo aplicativo, aparece “add a new app”, com quatro opções com ícones específicos (Android, etc). Selecione “advanced”, abaixo dos ícones.

Crie a sua aba “Ouça/Listen” da Deezer no Facebook aqui (link em inglês):
http://partners.deezer.com/facebook-tabs/artist

deezerembed2

O Spotify também proporciona a integração de um miniplayer em embed no Facebook. Da mesma forma, basta inserir um link na timeline para que se ouça o conteúdo sem sair da rede social. O play é possível clicando na capa ou mosaico de capas, no caso de uma playlist. Ao lado, também ficam as informações sobre as músicas e artistas. No entanto, o Facebook não suporta diretamente os widgets do Spotify.

spotifyembed

Utilize-se dessas ferramentas de streaming e espalhe sua música entre seus seguidores da forma como desejar, ampliando suas possibilidades na Internet.

Anúncios

Um comentário sobre “Música em streaming no Facebook: quais são as possibilidades?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s