Página de artista: como interagir nos serviços de streaming

Quando um músico coloca seu primeiro lançamento disponível nas lojas digitais e plataformas de streaming, um perfil de artista é criado imediatamente para agregar o conteúdo que produzir. Mas como personalizar e usar o perfil de artista nessas plataformas?

Cada serviço digital tem sua particularidade de autonomia, inserção e edição de conteúdo na página de artista. Abaixo, vamos explicar um pouco sobre as possibilidades de cada um.


SPOTIFY

spotify_perfilartista

A alteração de imagens de capa e perfil de artista no Spotify pode ser feita pelo próprio músico, selo ou produtora. As fotos e informações são sincronizadas por meio de outra plataforma digital: o Rovi, banco de dados também usado pelo site All Music Guide.

Para ter acesso ao Rovi, é necessário criar um ID. Neste formulário abaixo (em inglês), fornecido pelo próprio Spotify, pede-se nome do artista, link para a discografia no Spotify, email, selo ou distribuidora, e empresa de management ou produtora. Todos os campos são obrigatórios. A solicitação leva cerca de duas semanas para ser processada e, uma vez aprovada, uma mensagem de confirmação chegará ao email cadastrado.

Crie seu ID do Rovi: https://docs.google.com/forms/d/1GDY-WjOgQY_GE9waAEaj7UWvlT1V8ukEW8zpvKTpqAk/viewform

Para atualizar as imagens, o Spotify fornece outro formulário, chamado “Rovi Image Update Form”. Será pedido o ID do Rovi para dar continuidade ao processo.

Acesse o formulário de mudança de imagens por este link: http://www.spotifyartists.com/verification/#update-artist-image

Para outras informações sobre possibilidades do perfil de artista no Spotify (como sincronizar datas de shows, loja virtual etc.), acesse (em inglês): http://www.spotifyartists.com/guides/

O Spotify também trabalha com o conceito de “perfil verificado” de artista. Assim como no Facebook e no Twitter, essa classificação é destinada para pessoas e projetos de grande destaque e público. No caso do Spotify, o que a verificação permite é a integração do seu perfil de usuário com o de artista. O número de seguidores nos dois perfis é unido em um só e o perfil de artista fica habilitado para criar playlists e notificar automaticamente os seguidores sobre novos lançamentos.

Para se inscrever para um perfil verificado do Spotify, é necessário ter pelo menos 250 seguidores como artista na plataforma. Para solicitar um perfil verificado, envie seu pedido por este site (em inglês): http://spotifyartists.com/verification


DEEZER

deezer_perfilartista

A Deezer ainda não possui perfil verificado de artista, mas caso você distribua sua música com a Tratore, tenha a partir de 50 seguidores na plataforma e queira mudar suas imagens e biografia na Deezer, fale conosco pelo email: contato@tratore.com.br

É necessário que a foto de perfil seja em 500×500 pixels e a de capa em 1800×230 pixels. É importante que a imagem de capa não tenha nada escrito. A biografia deve ser sucinta, com um parágrafo.

Um diferencial da Deezer é a boa integração com o Facebook, que permite a inserção de um miniplayer na timeline quando se compartilha um link da plataforma e também a inserção de uma aba “ouça/listen” ao lado do “curtir” da fanpage. Essa aba também abre um miniplayer da Deezer, que pode ser personalizado da forma como preferir.

Crie a aba da Deezer na sua fanpage aqui: http://partners.deezer.com/facebook-tabs/artist


RDIO

rdio_perfilartista

O Rdio tem uma iniciativa chamada “Artist Program”, em que o artista que tem conteúdo na plataforma pode participar e obter uma assinatura gratuita do Rdio, junto a ferramentas de personalização da página (inserção de fotos e conexão da plataforma com o Twitter), estatísticas detalhadas em tempo real e ainda poder receber US$ 10 para cada assinante novo que se cadastrar pelos seus links rastreáveis do Rdio.

A iniciativa deve ser reformulada nos próximos meses, então fique atento às novas condições. Saiba mais sobre o Artist Program: http://www.rdio.com/artistprogram/


APPLE MUSIC E GOOGLE PLAY

googleplay_perfilartista

São as plataformas que oferecem liberdade total para o artista. Uma vez aprovada a sua solicitação de acesso ao perfil de artista, é possível personalizar e disponibilizar toda forma de conteúdo novo, como em uma rede social. No entanto, conteúdos colocados diretamente, sem o intermédio de um selo ou agregador, não serão monetizados.

Solicite o acesso à página de artista do Apple Music aqui (via cadastro no iTunes Connect): https://itunesconnect.apple.com/WebObjects/iTunesConnect.woa/wa/apply

E do Google Play aqui: https://play.google.com/music/publish/

No caso da biografia no Google Play: caso você não a edite, as informações virão automaticamente da sua página de Wikipedia, caso tenha.


TIDAL

tidal_perfilartista

Por enquanto ainda não oferece formas de interação do artista com sua página na plataforma, além dos dados automáticos das obras. Estamos atentos a futuras novidades para informar.

Anúncios

4 comentários sobre “Página de artista: como interagir nos serviços de streaming

  1. Alessandro Mattia disse:

    Oi! No primeiro formulário, para cadastrar o ID da Rovi, se eu for um artista independente, posso colocar independente no campo “Management Company”? Agradeço desde já.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s