SXSW: Conheça os artistas da Tratore presentes em 2016

por David Dines

sxsw

South by Southwest (SXSW) é uma conferência internacional dos mercados de música, cinema e tecnologia realizada anualmente em Austin, no estado norte-americano do Texas. Durante uma semana do mês de março desde 1987, a cidade fica tomada por profissionais criativos e, especialmente, bandas independentes, que se apresentam em showcases em busca de novos negócios e oportunidades.

Neste ano, em que a parte musical do evento será realizada entre 15 e 20 de março, dez bandas brasileiras se apresentarão na conferência. Metade delas têm trabalhos distribuídos pela Tratore. Saiba mais sobre esses artistas:

 

CABEZAS FLUTUANTES (MG)

Criado há cinco anos, o Cabezas Flutuantes é um projeto liderado pela musicista Carou Araújo em colaboração com dezenas de músicos do Brasil e do exterior, em formações mutantes. Em “Registro” (2013), primeiro álbum do grupo, estavam presentes nas gravações nada menos do que 32 músicos. O Cabezas acordou recentemente com a Tratore a distribuição digital de “Registro” e o lançamento físico e digital de seu próximo álbum, “Experimental Macumba”, que sai em março e conta com as participações de Rafael Castro e Alex Antunes.

A banda está com um projeto de crowdfunding aberto para custear a viagem ao SXSW. Colabore com o Cabezas aqui.

 

JOTA ERRE (PE)

Natural da cidade de Abreu e Lima, Ronaldo Rodrigues de Andrade Júnior, ou Jota Erre, começou a tocar aos 11 anos de idade ao lado dos pais, também músicos. Aos 21, já estava em São Paulo, cidade onde formaria a banda Patuá Tronxo, com o conterrâneo Jessé Santo. Jota Erre foi compositor da Orquestra Mundana de Carlinhos Antunes, comandou o vocal e a bateria do coletivo Grooveria Eletroacústica e acompanhou Jair Oliveira como percussionista em dois discos. Em 2010, foi o produtor e o baterista do CD “Esse”, de Jessé Santo. Jota Erre é parceiro da Tratore na distribuição de seus dois trabalhos solo: o álbum “Por Extenso” (2012) e o single “Mais Amor“, do ano passado.

 

RUBEL (RJ)

O cantor e compositor Rubel lançou com distribuição da Tratore seu primeiro álbum, “Pearl“, no ano passado. A história do disco está intimamente ligada a Austin, cidade que sedia o SXSW anualmente. As sete canções de “Pearl” surgiram e foram gravadas em um período em que o artista foi morar no Texas. O resultado é uma mescla minimalista de folk, rock e MPB.

 

RUÍDO/MM (PR)

Criada em 2003 e dedicada ao post-rock, a banda curitibana ruído/mm condensa em seu nome uma unidade métrica imaginária que a aproxima do resultado de suas experimentações sonoras. Calma ou explosiva, a música instrumental do grupo traz influências que vão do jazz ao punk e à psicodelia. Com a Tratore, o ruído/mm distribui três álbuns: “Praia” (2008), “Introdução à Cortina do Sótão” (2011) e “Rasura” (2014).

 

TEMPO PLÁSTICO (MG)

Surgido em 2006, o Tempo Plástico dedica-se ao rock clássico, citando influências que vão de Queens of the Stone Age a Barão Vermelho. Em parceria com o selo Ultra Music e distribuição da Tratore, o grupo lançou dois álbuns: “Fazendo a Lata Velha Voar” (2013) e “IT“, do fim de 2015. A banda também já participou de festivais em Seattle (EUA) e no México.

 

Desde a década de 1990, vários artistas brasileiros já se apresentaram no South by Southwest. Somente entre os que participaram das duas últimas edições estão Apanhador Só, Black Drawing Chalks, Boogarins, Eminence, Fresno, Rashid, Scalene, Silva, Tiê e Zefirina Bomba, entre outros. A inscrição é feita anualmente pelo site Sonicbids. Os artistas brasileiros também contam com o apoio da BM&A.

Confira a programação completa no site oficial do SXSW.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s