Boas Regras de Cadastro, Vol. 1: Nome de artista e participações especiais

IMG_0792

por David Dines

Quando um artista ou seu representante cadastra um lançamento digital, há uma série de diretrizes de inclusão de dados nas plataformas que devem ser obedecidas. Essas orientações incluem a forma como se coloca o nome do artista, os títulos de faixa e álbum e os créditos de participações especiais, entre outras.

A partir de hoje, vamos compartilhar no blog algumas das principais regras de cadastro das plataformas digitais. Se você distribui com a Tratore, o Fonomatic continua sendo o painel de controle para colocar todas as informações necessárias. Confira as orientações de nome de artista e participações especiais, para que seu lançamento apareça da melhor forma possível nas lojas digitais:


1. Nome do artista

Deve ser usada a ortografia padrão e completa do nome de todos os artistas principais, o tempo todo. Nada de incluir o instrumento que toca, nome de sua ex-banda ou datas de nascimento e morte, no caso de artistas póstumos.

Se houver quatro ou mais artistas principais em toda a extensão do álbum ou EP, o artista principal no nível do álbum deve ser Vários Artistas. Não relacione mais de três artistas principais no nível do álbum e não use Vários Artistas em um single de apenas uma faixa.

Cada campo de artista deve conter apenas um nome de artista. Informar dois ou mais intérpretes ou grupos no mesmo campo cria um erro de artista composto, de forma que passam a aparecer como uma dupla, trio ou conjunto (ex.: Victor e Léo, Simon & Garfunkel etc.). Se houver mais de um artista intérprete, cada um deve ser listado individualmente e identificado como Principal.

2. Participações especiais

Artistas convidados devem ser listados e identificados no nível da faixa como artistas principais. Dessa forma, os metadados fazem uma ligação dentro da plataforma com a página de artista do convidado. Se ele participar de todas as músicas, o nome dele deve ser listado e identificado no nível do álbum, não em faixas únicas.

Para álbuns de jazz com até seis músicos e a mesma equipe em todas as faixas, os convidados devem ser listados no nível do álbum.

Com a Tratore, você pode distribuir sua música por meio de mais de uma centena de plataformas digitais, em todo o mundo. Para cadastrar um álbum, EP ou single para distribuição digital conosco, acesse: www.fonomatic.com.br.

Anúncios

3 comentários sobre “Boas Regras de Cadastro, Vol. 1: Nome de artista e participações especiais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s