Boas Regras de Cadastro, Vol. 2: Título do lançamento

dicascadastro2

por David Dines

Dando continuidade às orientações sobre inserção de dados nas lojas digitais, o blog da Tratore agora dá dicas sobre regras de títulos de faixas e álbuns. Você já leu o texto sobre nome de artista e participações especiais?

Se você distribui sua música conosco, o Fonomatic continua sendo o painel de controle para colocar todas as informações necessárias. Confira as dicas de cadastro:

Os títulos do álbum (ou EP, ou single) e da faixa não devem incluir informações adicionais, a menos que elas sejam necessárias para identificar o conteúdo. Portanto, não inclua ano de lançamento, número da faixa, termos de busca ou outras informações que não correspondam ao exato título da obra.

Singles e EPs invariavelmente terão “Single” e “EP” na frente do título. Se você não inserir no cadastro, esses dados serão inseridos de forma automática nas plataformas.

Para a maioria das plataformas, um single deve ter de uma a três músicas com menos de 10 minutos cada. Já um lançamento é identificado como um EP caso tenha de quatro a seis músicas e duração total de até 30 minutos; ou de uma a três músicas, sendo uma delas de pelo menos 10 minutos, e duração total de até 30 minutos.

Não use títulos genéricos nas faixas, como Faixa 1 e Faixa 2, a menos que esses sejam os títulos reais das faixas.

Álbuns e faixas com mais de um título devem ser separados por uma barra. É necessário inserir um espaço antes e depois da barra (ex.: “Júlia / Moreno”, de Caetano Veloso; ou “Mário de Andrade / Selvagem”, do Boogarins).

Faixas silenciosas, ocultas e “fantasmas” devem ser claramente identificadas no título da faixa. Exemplos:

a) Outro (Faixa Silenciosa)
b) Outro (Faixa Oculta)
c) Outro (Faixa “Fantasma”)

Títulos de faixas do mesmo artista não devem ser repetidos, exceto nos casos em que houver uma versão com a tag de “Proibido para Menores” e outra sem a notificação.

Para distinguir várias versões do mesmo título da faixa, use termos entre parênteses ou colchetes, como Ao Vivo, Versão Estendida, Versão do Single e Versão Cover.

Não insira termos como “Exclusivo” ou “Edição Limitada” no nome do álbum, pois os títulos são uma parte permanente (e não temporária) do conteúdo. Inclua apenas caso haja diferentes versões com tracklists diferentes e que precisam ser separadas (ex.: uma edição de aniversário, uma “Versão Bônus” ou “Versão Deluxe”).

Os títulos também não devem incluir termos explicativos que façam referência ao formato do conteúdo, como “CD”, “download” ou “digital”.

Os nomes de álbuns e faixas não podem ter todas as letras maiúsculas, todas as letras minúsculas, nem capitalização aleatória. No caso de um nome de álbum ou faixa com as palavras “parte” ou “volume” indicando um numeral, a orientação é substituir por “Pt.” e “Vol.” (ex.: “The Past Masters, Vol. 2”, dos Beatles).

Com a Tratore, você pode distribuir sua música por meio de mais de uma centena de plataformas digitais, em todo o mundo. Para cadastrar um álbum, EP ou single para distribuição digital conosco, acesse: www.fonomatic.com.br.

Anúncios

2 comentários sobre “Boas Regras de Cadastro, Vol. 2: Título do lançamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s