Homônimos nas plataformas digitais: como lidar?

homonimosblog.jpg

por David Dines

Quando um lançamento é enviado para as lojas digitais, uma página de artista é criada automaticamente para agrupar seus álbuns, EPs e singles. E quando acontece de seu projeto ter o mesmo nome de outro?


Esse é um problema muito comum, cuja ocorrência não é de responsabilidade do distribuidor ou agregador. As plataformas digitais têm como procedimento padrão agrupar automaticamente artistas homônimos, por presumirem que trata-se da mesma pessoa ou banda. Isso acontece mesmo que haja diferenças de acentuação ou caixa alta entre os nomes.

O que fazer, neste caso?

Quando isso acontece, as distribuidoras ou selos envolvidos precisam notificar todas as lojas digitais, individualmente, para fazer essa correção. O prazo da correção depende do backlog (volume de processos pendentes) de cada uma delas.

Como devo proceder?

Se você distribui sua música com a Tratore e precisa separar seu conteúdo do de um homônimo na sua página de artista, fale conosco pelo email contato@tratore.com.br, que contatamos as plataformas para corrigir essa informação.

Como prevenir que meu conteúdo seja mesclado a um homônimo?

Caso você vá fazer seu primeiro lançamento, faça uma busca nas principais plataformas digitais e veja se há outros artistas que usam o mesmo nome. Se houver, nos notifique o quanto antes, para que possamos pedir a alteração no menor tempo possível. De toda forma, em algumas das lojas digitais, só é possível pedir qualquer alteração na página de artista quando já há um título disponível ao público.

Essa separação de homônimos interfere no meu número de execuções nas plataformas?

Não.

Essa separação interfere no meu número de fãs ou seguidores nas plataformas?

Possivelmente sim, mas apenas se a medida mais apropriada for a criação de uma nova página de artista para você. Essa decisão é a recomendada caso o seu homônimo tenha um volume expressivo de lançamentos anteriores ao seu ou uma presença digital mais fortalecida. Se esse não for o caso, provavelmente será criada uma nova página de artista para o homônimo e você ficará com a que foi criada primeiro, mantendo o número de fãs e seguidores.

O fato de o meu conteúdo estar misturado com o de um homônimo interfere no pagamento sobre minhas vendas e streams?

Não. O pagamento feito pelas plataformas digitais sobre a venda e audição dos fonogramas é feito aos representantes dos direitos de cada lançamento, portanto não há risco de recebimento indevido por motivo de homônimo.

Há chance de que novos lançamentos meus sejam direcionados novamente para a página do homônimo?

Sim, existe a possibilidade, ainda que seja muito menor a partir do momento em que é feita a separação dos conteúdos. No entanto, se for necessário, basta nos notificar e nós pedimos novamente a alteração.

Leia também:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s