Dicas Tratore: Conheça seu público na web por meio de métricas

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por David Dines

Você tem domínio das métricas em torno da sua presença digital? Ao avaliá-las, uma banda ou artista torna-se ciente de quem é o seu público mais engajado e do quão eficiente é sua mensagem. É possível saber, dentro de determinados recortes, em que cidades os grandes interessados na sua música moram, quantos anos têm e que outros artistas ouvem, por exemplo.

O fã/admirador/consumidor com presença online pode ser delineado a partir do engajamento e da resposta presencial que deixa em serviços de streaming, no site oficial, na comunicação por email e nas redes sociais. Em posse dessas informações, é possível pensar novas possibilidades de comunicação direta com os grupos mais representativos de visitantes. De repente, organizar um show em uma cidade na qual você não pensava que tivesse suficientes admiradores, mas que suas métricas mostram valer a pena. Fazer promoções e lançamentos exclusivos para esse público também é uma possibilidade, entre outras tantas que podem existir. Também pode-se avaliar melhor os indicativos de sucesso e, eventualmente, repensar estratégias gerais.

Para o artista que gerencia a própria carreira e não tem familiaridade com métricas, seguem três ferramentas que podem ser usadas já de início:

1. Facebook
Na sua fanpage, você pode acessar a seção “Informações” (ou “Insights”) para obter algumas métricas. Acessando “Visão geral”, você pode ver o alcance e o envolvimento do público com suas postagens. E em “Pessoas”, é possível mensurar porcentagem de fãs, pessoas alcançadas e pessoas envolvidas em posts por divisões de faixa etária e gênero, além de ter uma lista completa de cidades e países em cada uma das categorias.

2. Spotify
Leia: Dicas Tratore: Conheça o Spotify For Artists, nova versão do Fan Insights.

3. YouTube
Quando você sobe um vídeo na plataforma, você pode ter informações muito detalhadas e pertinentes a partir da ferramenta “Analytics”. A demografia e o acesso temporal podem ser muito recortados, de forma a obter facilmente os dados de locais mais acessados (país por tempo de exibição), gênero e idade dos visitantes (em porcentagem e números absolutos), origem de tráfego (se foi por pesquisa dentro do YouTube, por algum canal ou playlist) e locais de reprodução (se o vídeo foi assistido dentro do YouTube ou incorporado em websites e apps externos).

A partir dessas três usos, você pode aprofundar cada vez mais o recorte e a avaliação da resposta de seu público em outros espaços na web, como no seu mailing list e no seu site, usando ferramentas como o Google Analytics, o HeatMap.Me e muitas outras.

A Tratore fornece por email relatórios detalhados de venda de downloads em tempo real, além de prestar contas, pelo painel de controle do Fonomatic, que permitem ver onde e quando foram vendidos os produtos físicos e digitais. Para saber mais sobre o processo de distribuição com a Tratore e esses relatórios, acesse: www.fonomatic.com.br

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