04 dicas para escrever um release

finger-pressing-computer-keyboard

por David Dines e Nicole Patrício

Não existe certo ou errado quando se compõe uma música – o mesmo vale para o momento de apresentá-la para o mundo. Ainda assim, existem alguns pontos que fazem diferença na hora de escrever um texto de divulgação. Pensando nisso, listamos 4 dicas que podem te ajudar a criar um bom release.


1. Quanto mais informações, melhor

O dia-a-dia de um jornalista é imprevisível. Em grande parte do tempo, ele está “na correria”, procurando novos assuntos ou finalizando matérias. Um release com informações completas pode ser um bom motivo para que o editor ou repórter o leia: além de poupar tempo com pesquisas e apuração, pode despertar interesse sobre o artista/banda e o lançamento.

2. Seja objetivo

Informações completas não dependem de quantidade e sim de qualidade. Se quiser mencionar os shows que já fez na carreira, vale citar os mais importantes, como aberturas para bandas maiores ou festivais, por exemplo. Outra sugestão é colocar o assunto em tópicos ou criar uma linha do tempo (trajetória da banda, discografia, etc).

3. Cuidado com os elogios

Se seu projeto musical está disponível para apreciação pública, presume-se que você sinta orgulho do resultado criativo. No entanto, não se deixe levar somente pelo entusiasmo ao escrever o texto de divulgação: contextualize bem as referências e visões do trabalho, ressaltando a relevância, mas, sem exageros. Encher um release de (auto)elogios pode parecer pedante e provocar, de antemão, antipatia no jornalista, que ficará menos propenso a ouvir sua música.

4. Procure o ângulo incomum de abordagem

Dentro das informações sobre sua carreira e lançamento, priorize aquilo que faz do seu álbum, EP ou single algo único, incomum. São as circunstâncias de gravação? O processo criativo? As colaborações ou o repertório? A temática das canções? É a resposta do público com um vídeo previamente lançado? Saiba identificar os pontos fortes e deixe-os bem claros no seu texto.

Nós, aqui da Tratore, temos uma área de imprensa, que está em contato com os jornalistas e informa, semanalmente, os lançamentos mais recentes. Se tiver alguma pergunta sobre esse trabalho, é só mandar um e-mail pra imprensa@tratore.com.br.

Anúncios

3 comentários sobre “04 dicas para escrever um release

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s