Linha do tempo de um lançamento: Sambas de Enredo de São Paulo 2016

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por David Dines

Uma das coisas mais importantes ao fazer o lançamento de um álbum é planejar as etapas com antecedência, para evitar correrias, atropelos e desacertos de última hora. Além de finalizar o áudio e cadastrá-lo para distribuição digital, é necessário alinhar as liberações dos autores das músicas, emissão dos códigos ISRC, definição do projeto gráfico da capa, prensagem do CD físico, alinhamento das estratégias de comunicação e produção do show de lançamento. Uma boa estratégia depende do tempo investido para executá-lo de forma adequada.

Entre o ano passado e este, um dos exemplos de lançamento de sucesso distribuído pela Tratore foi o álbum oficial dos sambas de enredo das Escolas de Samba de São Paulo. Confira um passo-a-passo de como foi a estratégia desenvolvida entre nós e a Liga do Carnaval de São Paulo:

15 de outubro de 2015
Primeira reunião de planejamento entre a Liga e a Tratore. Neste encontro definimos o cronograma de trabalho. A festa de lançamento já estava marcada para 28 de novembro. Todos os presentes receberiam uma cópia do CD duplo, contento os sambas do Grupo Principal e do Grupo de Acesso. O álbum estava em processo de mixagem naquele momento. A Liga ratificou a necessidade de total sigilo da obra em relação ao risco de vazamentos, uma vez que as canções só poderiam ser escutadas em público pela primeira vez no evento oficial.

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27 de outubro de 2015
Nos dias consecutivos à reunião, a Liga finalizou a master e a capa do álbum. As autorizações dos autores e os códigos ISRC também ficaram prontos nesse tempo. Com essa antecedência, começamos a fazer contato com as plataformas digitais para sugerir o álbum como destaque.

3 de novembro de 2015
Início da fabricação do CD. O prazo era apertado, uma vez que grande parte das fábricas pede 30 dias para entregar lotes prensados a partir de mil cópias, mas a empresa entregou os produtos dentro do tempo necessário.

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5 de novembro de 2015
Como o sigilo era uma grande preocupação da Liga, marcamos com representantes da organização de subirmos as faixas em nosso sistema de distribuição digital na presença dos próprios, apagando os arquivos do nosso servidor assim que o processo estivesse completo. Também notificamos as principais plataformas e parceiros digitais da necessidade de sigilo sobre o material. Como resultado, não houve vazamentos.

19 de novembro de 2015
Na sexta-feira anterior ao lançamento, disponibilizamos o álbum para pré-venda no iTunes e nos sites das livrarias Cultura e Saraiva. A negociação com cada loja física foi feita nas semanas anteriores.

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28 de novembro de 2015
Festa de lançamento do álbum, com músicos das escolas apresentando os sambas-enredo em primeira mão ao público. Como o evento era à noite, definimos a data de lançamento digital para 29 de novembro. A partir da meia-noite, enquanto a festa ainda acontecia, o álbum ficou disponível em todas as plataformas digitais.

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4 de dezembro de 2015
Como a sexta-feira é o dia oficial dos lançamentos da indústria da música, o que inclui as plataformas digitais, foi nesse dia em que o álbum conseguiu destaques no Spotify, Deezer e Google Play. Logo antes e durante o Carnaval, com o grande interesse do público, o álbum também ganhou banners no iTunes.

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