Dicas Tratore: Quando lançar seu álbum?

marquedata

por David Dines e Nicole Patrício

Após a gravação, mixagem e masterização de suas novas músicas, junto à arte da capa, chegou, enfim, o momento de lançar seu álbum. Mas, como saber qual o momento certo? Existem circunstâncias que favorecem a visibilidade do seu lançamento. Conheça algumas delas agora:

1. Sexta-feira: dia-chave na semana

Ao pensar seu lançamento digital, é bom lembrar-se de que o dia oficial de lançamentos da indústria fonográfica é a sexta-feira. Nesse dia, em que concentram-se os lançamentos de grandes gravadoras, as plataformas elegem seus destaques e mudam suas playlists temporais, dando espaço aos produtos mais novos. Os lançamentos realizados fora da sexta-feira são chamados de “off-cycle” (ou “fora do ciclo”) e podem beneficiar-se menos desse tipo de promoção inicial. De toda forma, o lançamento digital deve ser planejado em paralelo com outras ações estratégicas para seu álbum, de modo a buscar uma combinação para o melhor resultado possível. Avalie a data de acordo também com a assessoria de comunicação e o eventual show de lançamento.

2. Menos impacto no fim de semana

No sábado e no domingo, o número de usuários da maioria das plataformas de streaming é menor. Por esse motivo, pode ser mais difícil engajar seu público com um lançamento no fim de semana. Nos destaques também figurarão os escolhidos da sexta-feira anterior e qualquer visibilidade a mais nas lojas digitais só será possível a partir da semana seguinte, o que pode diluir a atenção inicial sobre o título.

03 motivos para programar a data do seu lançamento

3. Físico apenas até início de novembro

Por conta das festas de fim de ano, as lojas encerram as compras de CDs, DVDs e LPs na segunda quinzena de novembro, com exceções para lançamentos comemorativos. Caso seu álbum também seja físico, este é um ponto a ser considerado. Se o lançamento físico não puder ser antecipado, a sugestão é que você programe a venda das cópias para o ano seguinte, quando as lojas voltam a preencher os estoques com novos produtos.

4. Janeiro e fevereiro podem trazer mais visibilidade

Os dois primeiros meses do ano costumam ser “frios” no que diz respeito a lançamentos de grandes gravadoras, por transitarem entre férias e Carnaval. Por isso, mesmo que grande parte das pessoas ainda esteja offline, o início de cada ano pode dar chances maiores de visibilidade para suas músicas, pois não há tantos lançamentos no mesmo dia ou na mesma semana.

Dicas Tratore: Devo colocar meu álbum em pré-venda?

Quer distribuir sua música com a Tratore? Saiba mais em: http://www.fonomatic.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s