Dicas Tratore: Como continuar promovendo seu álbum após o lançamento?

come-si-crea-la-compilation-perfetta-10-cose-da-sapere-per-la-colonna-sonora-della-nostra-vita-594x372

por David Dines e Nicole Patrício

Ao mesmo tempo em que encerra um ciclo, a apresentação de um novo trabalho dá início a uma série de atividades, que incluem a divulgação na mídia e uma possível temporada de shows. Ainda que a semana de lançamento seja importantíssima, como não correr o risco de que seu álbum desapareça dos holofotes em pouco tempo? Aqui estão algumas dicas que podem te ajudar.

Gere conteúdo na Internet que faça referência ao disco
Grande parte do público tem interesse em saber como determinado álbum foi produzido. Explore os processos, inspirações e detalhes dele nas suas redes sociais e em outros lugares possíveis da web. Vale a pena fazer um comentário faixa-a-faixa sobre o álbum, contar histórias das sessões, dividir vídeos e fotos do processo de produção, rascunhos de letras e partituras, demos… Todos esses elementos ajudam seus fãs a sentirem-se próximos tanto do artista quanto do lançamento.

07 dicas para melhorar a presença online da sua banda

Invista em vídeos
O alcance da sua música pode ser ampliado a partir de produções audiovisuais para a web. Um videoclipe instigante pode trazer novo fôlego para o seu lançamento, ainda que produzido com orçamento restrito. Sessões ao vivo com boa captação de áudio e imagem são ótimas opções que também ajudam a vender o seu show para possíveis contratantes. Outra possibilidade é o vídeo de letra (ou lyric video), que soma uma produção audiovisual simples e ensina seu público a cantar suas canções.
Distribuindo com a Tratore, você consegue monetizar o uso do seu fonograma em qualquer vídeo no YouTube, via ferramenta Content ID.

Estudando o videoclipe: orçamento e cronograma

Promova seus shows no Songkick
Circular com um trabalho recém-lançado é essencial para aumentar o alcance de sua influência, além de ser decisivo para o desenvolvimento financeiro de uma carreira. Com as plataformas digitais e redes sociais, é possível divulgar suas datas e deixá-las acessíveis a todos os interessados. O Songkick ajuda os artistas a permitir o compartilhamento sincronizado de datas de show no Facebook, Spotify e outras plataformas, de modo a aumentar a visibilidade das suas apresentações até para aquele fã casual, que conheceu seu trabalho há pouco tempo.

Anúncios

2 comentários sobre “Dicas Tratore: Como continuar promovendo seu álbum após o lançamento?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s