Feiras de música: 7 dicas para aproveitá-las ao máximo

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por David Dines e Nicole Patrício

Disseminadas no Brasil e no mundo, as feiras do mercado musical oferecem ótimas oportunidades, seja para profissionais iniciantes ou veteranos. Nós da Tratore – que somos parceiros da FIMS e da SIM São Paulo – pensamos em sete pontos que podem te ajudar a ampliar as possibilidades de negócio. Dê uma olhada:

1. Reconheça o território

De primeira, faça uma breve pesquisa sobre o evento: quem são os palestrantes, quais as bandas dos showcases, quais empresas terão áreas reservadas (ou stands) para breves reuniões. Uma vez conhecido o panorama, defina suas prioridades de acordo com o ponto atual de sua carreira, evitando expectativas irreais.

2. Venda o seu peixe de forma eficiente e rápida

Em uma feira do mercado da música, as interações geralmente são rápidas e objetivas. Muitos dos profissionais e empresas presentes querem conectar-se com o maior número possível de parceiros em potencial. Portanto, facilite as possibilidades de negócios ao explicar, de forma breve e simpática, quem é você, o que faz e o que busca para a sua carreira.

Uma técnica utilizada por muitos empreendedores é o chamado “pitch de elevador”. Consiste em imaginar o seguinte: o que você diria sobre seu trabalho a alguém importante, que não te conhece, apenas no tempo em que estão juntos em um elevador? É uma forma de treinar a rapidez e a objetividade de raciocínio em ocasiões como essa.

3. Deixe sua música à mão

Uma experiência pode valer mais do que um monte de frases que a descrevam. Um bom recurso é levar um celular ou tablet com sua música e, caso a pessoa queira escutar um trecho, poderá ouvir na hora. Apresente a faixa mais instigante ou representativa primeiro, porque talvez o interessado não possa avaliar sua música com profundidade naquele momento.

4. Seja recíproco

O grande porquê das feiras de música está na troca de experiências, sejam elas profissionais ou até pessoais. Atente-se aos debates, escute os depoimentos, assista os showcases de outros artistas. Afinal, várias outras pessoas querem divulgar seus respectivos trabalhos e vivências tanto quanto você.

5. Contatos são feitos também na hora do cafezinho

Qualquer ocasião pode ser oportunidade para negócios ou contatos numa convenção. Às vezes, uma conversa relaxada e despretensiosa no cafezinho ou em um evento paralelo pode render mais resultados do que uma rodada de negócios formal, com tempo e objetivo. Esteja preparado para falar sobre sua música em qualquer momento e sempre carregue seu material para apresentar.

6. Mais cartões de visita, menos CDs

Muitos dos profissionais que viajam para feiras do mercado da música fazem visitas rápidas, geralmente com pouca bagagem. Dessa forma, por falta de espaço na mala, muitos acabam deixando CDs não solicitados no quarto de hotel. É melhor deixar para entregar seu CD apenas para quem o pedir. Invista mais em cartões de visita, que ocupam muito menos espaço e podem carregar seus contatos e links na web (site, fanpage, página em serviço de streaming).

7. Faça o dever de casa

A entrega do seu material e de seus contatos para produtores, músicos ou jornalistas pode “ficar no ar” se você não tiver o cartão de visitas de cada um deles. O essencial é que você tenha o e-mail e/ou telefone da pessoa para continuar o então primeiro contato – essa ação é chamada de follow-up. Não é necessário ligar ou escrever horas após a conversa; você pode fazer isso passados um ou dois dias, ou após o fim do evento. Dessa forma, você cria um vínculo com o profissional sem parecer inconveniente.

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