Dicas Tratore: Como funciona a monetização do YouTube?

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por David Dines

Maior player de vídeos do mundo, o YouTube é hoje uma das principais ferramentas usadas para buscar e ouvir música. Sabe-se que é possível monetizar canções e vídeos na plataforma a partir da inclusão de propagandas, mas como isso funciona?

O YouTube permite ao artista a monetização direta de seus vídeos em sua própria página, mas essa é apenas uma possibilidade de arrecadação. O YouTube também pode direcionar a quantia recebida por publicidade para autores e detentores dos fonogramas.

Esse tipo de monetização é recolhido a partir de uma ferramenta chamada Content ID. Basicamente, esse recurso faz a identificação automática do conteúdo a partir de uma base de dados, rastreia o representante daquele material e encaminha a ele a monetização. É um mecanismo similar ao do Shazam, que identifica a música que toca no ambiente a partir do padrão sonoro. O Content ID para fonogramas é uma ferramenta disponível apenas para gravadoras, editoras, distribuidoras e agregadores digitais, que repassam essa arrecadação de acordo com os contratos que têm com seus artistas.

Na distribuição com a Tratore, a solicitação de monetização no YouTube é imediata e automática, mas caso o artista não queira fazer esse tipo de monetização, pode nos solicitar a retirada.

Uma estimativa básica de arrecadação sobre o fonograma no YouTube é de um dólar para cada mil plays, mas esse valor é flutuante. Do que é arrecadado sobre a gravação, a Tratore repassa 75% para o artista ou seu representante, da mesma forma que em outras plataformas de streaming como Spotify, Deezer e Apple Music. O recebimento da parte autoral (que geralmente representa cerca de 15% do total, mas pode mudar, dependendo da situação) também pode ser intermediado por nós diretamente com o YouTube, caso você seja um autor direto (sem editora) que tenha assinado a autorização Digi_Tratore para as obras que distribuímos.

O Digi_Tratore funciona como um documento facilitador do recebimento autoral do compositor direto nas plataformas digitais, hoje intermediado em sua maior parte pela UBEM (União Brasileira das Editoras de Música).

Leia mais sobre o Digi_Tratore no site do nosso painel de controle, Fonomatic: www.fonomatic.com.br

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