Dicas Tratore: Como planejar um show de lançamento?

selvagens-c3a0-procura-de-lei-show-sc3a3o-luiz233

(na imagem: Selvagens à Procura de Lei no show de lançamento do videoclipe de “Tarde Livre”, no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza. Foto por Alex de Paiva)

por David Dines e Nicole Patrício

A primeira vez em que você vai apresentar suas novas canções está prestes a chegar. Mas, como fazer para que este evento seja especial e proveitoso tanto para você e/ou sua banda quanto para seu público? Pensamos em três pontos que podem te ajudar na produção de um bom show de lançamento. Confira:

1. Pensando o local do show

A casa que recebe seu lançamento deve ter estrutura e capacidade proporcionais ao volume do seu público local e à importância do show. Isso não significa que a casa precise ser grande ou tradicional. Um espaço novo ou incomum pode ser uma alternativa interessante — mas fique atento à possibilidade de o evento demandar um esforço maior de divulgação por esse motivo.

Como a intenção é agregar um público significativo nesse momento especial, opte por locais de fácil acesso e preços convidativos. Programe a data com a maior antecedência possível, pesquise outros eventos que podem competir com o seu e confira se o rider da casa contempla os equipamentos e recursos necessários, para evitar improvisos e preocupações de última hora.

2. Ative seu público de forma especial

Divulgação pela Internet junto ao seu público é essencial. Monte um evento no Facebook para o show e, lá, engaje com os convidados. Compartilhar fotos e vídeos de bastidores é algo sempre bem-vindo, assim como incluir comentários sobre o álbum, EP ou single que será lançado.

Inclua seu evento também em portais como o Songkick e o Bandsintown, que funcionam como grandes agendas culturais globais e sincronizam suas informações com outras redes sociais e plataformas. O Songkick, por exemplo, pode ser sincronizado com a sua página de artista no Spotify.

Lembre-se de montar sua banquinha no show de lançamento. Além do CD ou outro suporte físico para sua música, considere incluir itens como pôsteres, camisetas e afins, de acordo com aquilo que pode interessar ao seu público. Avalie, também, se vale a pena produzir itens especiais para disponibilizar apenas no show de lançamento.

3. Construa uma experiência memorável

A qualidade sonora é a protagonista no seu show e, por isso, não deixe de contar com os serviços de um bom técnico no lançamento. A parte visual, que inclui figurino e iluminação, também é importante e precisa condizer com o novo trabalho que você está colocando na rua.

Priorize o repertório do seu novo título, mas dê espaço a surpresas no setlist. Como é um momento de compartilhamento, participações de outros músicos também ajudam a dar a devida relevância ao show, especialmente se eles também participaram das gravações.

Leia também:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s