Dicas Tratore: 3 reflexões sobre a construção de uma carreira musical

andrew_bird_live_20051028
Imagem: Andrew Bird em foto de Anders Jensen-Urstad

por David Dines e Nicole Patrício

Entre o desejo de expressar-se artisticamente e a necessidade de fazer dessa arte uma profissão, há uma linha tênue. O que fazer para colocar em prática um planejamento mais profissional para a sua carreira sem deixar de lado sua identidade artística? A Tratore dá algumas dicas para você encontrar seu possível “caminho do meio”:


1) Não se engane: a carreira de um músico profissional se estabelece como uma marca

Apesar de a arte lidar com o indefinível da criação e o compartilhamento subjetivo de sentidos, o conceito de marca é o que vai definir o fazer artístico como uma atividade profissional. Assim como uma marca é a representação simbólica que associa uma empresa/entidade/pessoa a uma imagem mental ou sentimento, uma carreira musical é definida a partir de uma assinatura estética. O público se engaja de acordo com o que enxerga de único naquele trabalho e, por consequência, naquele artista, e essa percepção determina o nível de conexão nos próximos momentos da carreira.

2) Construa uma boa relação com seus fãs

Aproxime-se e analise sua base de público, independente do tamanho dela, pois são eles que tornarão a sua carreira possível, tanto agora quanto daqui a pouco. Quem são eles e o que têm em comum? Idade, gênero, localização? Que ideias os unem? No ambiente digital é fácil saber melhor informações desse tipo, a partir de métricas como as do Facebook e do Spotify. Saiba quem é seu público e comunique diretamente com ele. Seu ouvinte está aberto para o que você tem a apresentar — mostre a ele que a atenção vale a pena, tanto nos discos e shows quanto no conteúdo que você disponibiliza na web.

3) Sim, é possível criar uma marca a partir da sua pura expressão artística

Sua expressão artística é o sangue que corre nas veias da sua música e, por isso, deve existir do jeito que você julgar melhor. Não é mais necessário formatar sua obra para determinada estrutura de mercado. Os últimos quinze anos foram de grandes transformações na indústria da música, que tornaram amplamente viáveis os modelos independente e digital. Construa um trabalho artístico que represente de forma genuína quem você é, seus valores e experiências de vida, e sempre haverá alguém que se conecte com ele.

Leia também:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s