4 dicas para fazer um evento de audição do seu disco

4301351732_c4445f0b4d_b
por David Dines
Você acabou de concluir seu novo álbum e quer fazer um evento fechado para apresentar o resultado das gravações, antes do show de lançamento aberto ao público. O que levar em conta para organizar uma boa festa de audição do seu disco?


1. Planeje uma experiência
A partir do seu estilo musical e do conceito do lançamento, imagine qual ambiente seria o mais apropriado para o primeiro contato com o seu novo trabalho. Seria um bar, com clima de festa e cerveja para todos os convidados? Ou seria um ambiente mais tranquilo e quieto?
As possibilidades são infinitas. Por exemplo, a audição de “Em Cada Verso Um Contra-Ataque“, disco mais recente da cantora Aíla, foi realizada como uma “audição-exposição” no Epicentro Cultural, em São Paulo. As canções podiam ser ouvidas em fones de ouvido e apreciadas junto a pinturas, vídeos e instalações artísticas relacionados conceitualmente a músicas específicas. Em contraponto, a audição de “Soledade“, álbum de Cida Moreira lançado em 2015, foi feita na casa da artista, para poucos convidados, de modo a criar a atmosfera intimista que a obra pedia.
Avalie bem e crie uma experiência imersiva que ajude os interessados a contextualizarem melhor o disco. Se a ocasião pedir, busque parcerias com espaços, iniciativas e marcas que possam dar apoio à realização.

2. Som de boa qualidade
O áudio é o protagonista do seu evento. Garanta que o sistema de som do ambiente fará justiça ao trabalho técnico do álbum, mostrando-o de forma adequada em toda a sua potência ou nuance. Por esse motivo, uma alternativa usada por muitos artistas é fazer a audição em um estúdio, onde o disco poderá ser ouvido com a melhor qualidade possível.

3. Os convidados
A audição do disco é o momento de compartilhar e celebrar com um círculo próximo a conclusão de um processo artístico, cujo resultado leva tempo e esforço para a realização. Convide os principais influenciadores, comunicadores e colegas do mercado da música, mas o ideal é que todos os músicos, compositores e envolvidos diretos estejam presentes e possam partilhar dessa primeira experiência pública do trabalho. Não hesite em chamar também os amigos e familiares mais próximos que têm afinidade com a sua música.

4. Crie uma dinâmica interessante para o encontro
Nem sempre vale a pena expor seus convidados ao som do seu novo disco durante horas a fio, repetidamente. Em alguns casos, pode ajudar a aprofundar a percepção da obra, mas em outros pode apenas aborrecer os presentes, o que não é a intenção. Crie momentos em que suas músicas possam ser valorizadas pelo público, como possibilidades de audição individual ou sessões coletivas de audição do disco inteiro, intercaladas por momentos em que seus convidados possam conversar de forma descontraída.
Leia também:

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: