Página de artista: como interagir com os serviços de streaming?

artist_identity_message_joseph3png-1por David Dines

Uma página de artista é criada a partir do momento em que o músico ou a banda disponibiliza seu primeiro lançamento nas plataformas digitais. Como obter autonomia sobre as imagens e recursos em relação a cada uma?

Entenda como:


SPOTIFY

A plataforma lançou em 2016 uma ferramenta específica para artistas, chamada Spotify for Artists (inicialmente Fan Insights). Por meio dela é possível ter um perfil verificado, modificar sua imagem da página de artista e também ter acesso detalhado a métricas sobre o desempenho das suas músicas.

Saiba como requerer o Spotify for Artists aqui.

O Spotify também sincroniza automaticamente a agenda de shows dos artistas com os dados da plataforma Songkick e artigos de merchandising com o Merchbar.


DEEZER

A Deezer está reformulando seu programa D4A (Deezer for Artists) e deve ter novidades direcionadas aos artistas em breve.

Caso você distribua sua música com a Tratore e queira mudar suas imagens na plataforma, fale conosco pelo email contato@tratore.com.br. É necessário que a foto de perfil seja em 500×500 pixels e a de capa em 1800×230 pixels. É importante que a imagem de capa não tenha nada escrito.

Um diferencial da Deezer é a boa integração com o Facebook, que permite a inserção de um miniplayer na timeline quando se compartilha um link da plataforma e também a inserção de uma aba “ouça/listen” ao lado do “curtir” da fanpage. Essa aba também abre um miniplayer da Deezer, que pode ser personalizado da forma como preferir.

Crie a aba da Deezer na sua fanpage aqui: http://partners.deezer.com/facebook-tabs/artist


APPLE MUSIC

Caso você distribua sua música com a Tratore e queira mudar sua imagem de avatar de artista na Apple Music, fale conosco pelo email contato@tratore.com.br. É necessário que a foto seja em formato .jpg, cor RGB, tenha tamanho de 2400×2400 pixels e, no mínimo, 72 dpi.

A Apple Music tem também um recurso similar a uma rede social, em que o próprio artista pode disponibilizar toda forma de conteúdo (no entanto, se houver materiais de áudio ou vídeo postados diretamente, eles não serão monetizados). Para pedir acesso a esse recurso, acesse o iTunes Connect: https://itunesconnect.apple.com/WebObjects/iTunesConnect.woa/wa/apply


GOOGLE PLAY

Para verificar uma página de artista e modificar a imagem, é preciso reivindicar o controle e seguir várias etapas.

Primeiro, clique em https://play.google.com/artists, faça login com uma conta do Gmail e procure por seu nome de artista. Se encontrá-lo, clique em “Select” perto do nome. Se não, clique em “Create This Artist”.

Depois, dois caminhos podem ser seguidos:
você pode vincular um cartão de crédito e ter acesso imediato ou clicar em https://support.google.com/googleplay/artists/contact/request_claim_code para pedir um código de verificação. A equipe do Google vai verificar o seu pedido e pedir mais algumas informações. Depois de recebido, insira o código e aceite os termos de serviço.

As imagens precisam ser horizontais, em razão 2:1, com tamanho 4320×2160 pixels, RGB, extensão .png ou .jpg. Também será possível inserir biografia e gênero do artista ou banda.

Solicite o acesso aqui: https://play.google.com/music/publish/


NAPSTER

Caso você distribua sua música com a Tratore e queira mudar sua imagem de avatar de artista no Napster, fale conosco pelo email contato@tratore.com.br. É necessário que a foto seja em formato .jpg, cor RGB, tenha tamanho de 2400×2400 pixels e, no mínimo, 72 dpi.


SHAZAM

É possível ser um artista verificado no Shazam, plataforma de reconhecimento automático de músicas que tocam no ambiente. Por meio do recurso Shazam for Artists, você pode atualizar fotos, partilhar mensagens e descobertas no Shazam com seus seguidores e criar uma relação mais estreita com os fãs.

Saiba como requerer acesso ao Shazam for Artists aqui.


Leia também:

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s