Blog da Tratore: Qual é a diferença entre monetizar YouTube sozinho e por um agregador?

content id
Notificação padrão de Content ID por e-mail

por David Dines

O YouTube se destacou entre os demais players audiovisuais por permitir que os donos de conteúdo independente monetizem seus vídeos, cadastrando-se para receber pelo uso de publicidade por meio do recurso AdSense. No entanto, para os produtores de música, há também a possibilidade de monetizar por meio de sua distribuidora ou agregador, como no caso da Tratore. Qual é a diferença?

Quando um artista distribui um single, EP ou álbum com a Tratore, vídeos no YouTube que contêm esses fonogramas são identificados automaticamente e monetizados pela Tratore para o músico. Apesar de ser automático, isso é algo opcional.

Com a Tratore, a monetização é feita de forma mais abrangente do que a feita de forma direta pelo próprio artista, por termos acesso a um ferramenta chamada Content ID, preferencial para distribuidoras e gravadoras. O Content ID identifica automaticamente o fonograma dentro do YouTube e o monetiza não apenas nos vídeos do canal do artista, mas também em vídeos de terceiros que usarem a gravação. A arrecadação segue para você nos mesmos moldes de outras plataformas de streaming, como Spotify e Deezer: repassamos 75% do total arrecadado, discriminado em uma rubrica específica no relatório do seu Fonomatic.

Caso os autores também tenham assinado o acordo DigiTratore, também podemos ajudar no recebimento da parte autoral junto ao YouTube, uma vez que temos um acordo direto com a plataforma para essa finalidade.

Se você receber uma notificação sobre direitos autorais no YouTube por email, não se espante. Os direitos de autoria e propriedade intelectual continuam sendo dos devidos responsáveis, para todos os fins. Caso você decida não monetizar com o apoio da Tratore, você precisa solicitar a retirada dessa reivindicação automática pelo e-mail contato@tratore.com.br. Recomendamos que você não entre em disputa pelo conteúdo dentro do próprio YouTube, uma vez que seu conteúdo pode ficar fora do ar até que a situação seja elucidada.

Leia também:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: