Dicas Tratore: Que informações devo saber sobre meu público na Internet?

SONY DSC
Imagem: Pexels

por David Dines

Está com dificuldades em engajar sua base de fãs nas redes sociais? Identificar a demografia principal do seu público na Internet pode ajudar a falar mais diretamente com seus ouvintes. Várias plataformas, como o Spotify for Artists, o YouTube e o Facebook entregam informações importantes para que você possa conhecê-los melhor.

Apesar de a proposta da maioria dos artistas ser a de fazer música para todos, é preciso observar a resposta desse grande público para saber quem se identifica mais com seu trabalho. Às vezes a maior parcela de ouvintes pode ser de um recorte que você nunca havia pensado, e aí pode ser necessário rever muita coisa.

Não deixe de avaliar os seguintes pontos:

1. Idade e gênero

Saber a porcentagem média de homens e mulheres, bem como se seu público é mais jovem ou mais velho, pode ajudar muito na frente de comunicação, tanto em relação às redes sociais, quanto na aproximação com a imprensa e outros parceiros. Você conseguirá, por exemplo, imaginar melhor com que aplicativos eles interagem mais, que sites, jornais e revistas são potencialmente mais lidos e que tipos de eventos eles gostariam de ir. As possibilidades de desdobramentos práticos a partir dessa análise são muitas.

2. Localidade

Saber as principais cidades em que seus fãs te escutam pode ser uma ferramenta primordial para o planejamento de uma turnê, por exemplo. Você pode estar deixando de lado uma cidade, região ou país com uma grande demanda pelo seu trabalho, simplesmente por não saber o tamanho do seu público no local. A comunicação também pode ser melhorada com essa informação — vai saber, às vezes você pode estar até falando com seu público no idioma errado!

3. Artistas relacionados

As plataformas de streaming voltadas exclusivamente para música apresentam um campo de artistas relacionados, que é gerado por algoritmos a partir dos outros artistas que a sua base de público também escuta. Mesmo que você não concorde com alguém presente na lista, leve essa informação em consideração. Você pode entrar em contato com uma dessas bandas e propor um show conjunto, por exemplo. É uma situação em que todos poderiam sair ganhando, devido à convergência de públicos.

Leia também:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s