Tratore Discute: Qual é a diferença entre uma gravadora e uma distribuidora independente?

homestudio

por David Dines

Nos últimos 20 anos, a indústria fonográfica sofreu grandes transformações e o espaço dos independentes foi consolidado com a música digital. Hoje em dia, quais são as diferenças entre assinar com uma gravadora ou disponibilizar seu produto em parceria com uma distribuidora independente?


O que uma distribuidora independente faz que a gravadora também faz?

Ambos os tipos de empresas colocam as músicas de seus artistas nas principais lojas digitais e podem monetizar seus fonogramas no YouTube.

As distribuidoras que também trabalham com produtos físicos, como a Tratore, também têm outro ponto em comum: a possibilidade comercializar seus CDs, vinis e DVDs para as lojas e também para atendimento direto ao público.

Além disso, distribuidoras e gravadoras também podem buscar e mediar oportunidades de licenciamento e sincronização (uso de música em cinema, TV e publicidade) das gravações de seus artistas.

O que uma gravadora faz que uma distribuidora independente não faz?

Uma gravadora geralmente se envolve diretamente na produção da obra, podendo providenciar ou pagar por horas de gravação, profissionais de estúdio, prensagem do disco, material visual e outros serviços. É comum que o artista receba um adiantamento para a cobertura desses custos, que será descontado de valores futuros a receber. A gravadora também pode se engajar na promoção do lançamento, prestando ou contratando serviços de assessoria de comunicação, impulsionamento de conteúdo na Internet e compra de espaços publicitários, além de também poder, eventualmente, intermediar a venda de shows.

Esse envolvimento mais aprofundado por parte da gravadora acontece em troca da detenção dos direitos exclusivos sobre a gravação (temporária ou perpetuamente) e de uma fatia maior da arrecadação sobre os fonogramas em quaisquer meios e usos. Em um contrato padrão, o artista só recebe da gravadora a partir do momento em que todo o dinheiro investido no lançamento é recuperado, com royalties finais para o músico que variam entre 15% a 20% do arrecadado. As peças físicas do lançamento que o artista precisar, como na banquinha dos shows, geralmente são vendidas pela gravadora a ele.

Uma gravadora sempre forma seu catálogo a partir de uma curadoria restritiva, contratando um número limitado de artistas dentro de uma linha estilística pré-determinada.

E o que uma distribuidora independente faz que uma gravadora não faz?

Uma distribuidora presta serviços a bandas e músicos de forma livre, podendo trabalhar com um número bem maior de lançamentos do que uma gravadora, em todos os gêneros musicais.

Fora a disponibilização comercial do lançamento, outros tipos de ações são mais restritos. Os produtos digitais e físicos devem ser entregues já prontos para distribuição e, na área de promoção, o foco é mais em mídia espontânea nas plataformas digitais e ações orgânicas pontuais, de modo que o artista precisa trabalhar os demais aspectos com o apoio de outros parceiros ou por conta própria.

Trabalhando com uma distribuidora independente, o artista recebe uma parte bem maior de todas as fontes de arrecadação (assinando diretamente com a Tratore, ele passa a ganhar 75% do arrecadado em ambiente digital e 46% nos produtos físicos). O músico também garante a detenção de todos os direitos sobre sua obra e continua livre para usá-la como quiser. O que o artista arrecadar sobre venda de CDs, vinis e DVDs em shows é exclusivamente dele. O responsável pelo produto na Tratore também tem acesso a relatórios trimestrais detalhados sobre o desempenho de seus lançamentos e recebe alertas automáticos de venda nas principais lojas digitais.

Muitos artistas têm optado por esse modelo de negócio, que provou ser eficiente tanto para carreiras em ascensão quanto para artistas já consolidados, que conseguem administrar bem suas carreiras.

A Tratore trabalha tanto diretamente com artistas quanto com a distribuição de selos, com resultados muito positivos em ambos os casos. Caso tenha qualquer questão referente ao assunto, nos consulte: contato@tratore.com.br.

Leia também:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s