Dicas Tratore: 3 ações de promoção para planejar no seu próximo lançamento

1280px-violetta_parisini_album_release_27open_secrets27_porgy26bess_2012_02
Foto: Wikimedia Commons (Violetta Parisini)

por David Dines

Está para lançar um novo single, EP ou álbum? A Tratore te ajuda a colocá-lo à disposição do público em todas as principais plataformas digitais. E, para espalhar a novidade entre seus fãs e novos ouvintes da melhor forma possível, temos algumas dicas. Confira:

1. Poste conteúdos novos e relevantes nas redes sociais, todos os dias

É importante que você comece a apresentar o universo do seu single, EP ou álbum com alguma antecedência, mas sem mostrar demais o resultado. Assim, você instigará seus fãs e conseguirá a atenção deles quando o trabalho principal chegar. Lançamentos-surpresa costumam funcionar só o público já está bem mobilizado nas redes sociais e plataformas digitais.

Conforme a data de lançamento for se aproximando, compartilhe pequenas prévias de áudio e/ou vídeo, fotos de bastidores e de divulgação, trechos de letras, imagens de ensaios e sessões de estúdio. Outras possibilidades são fazer uma contagem regressiva nas suas redes sociais, promover desafios, incentivar covers e sortear CDs, camisetas e outros brindes. Vale toda forma de conteúdo que possa conectar com seus fãs e envolvê-los no processo de chegada do novo trabalho.

2. Busque a atenção de blogs, portais e influenciadores digitais

A antecipação construída junto aos fãs já existentes é muito importante, mas também é primordial buscar a atenção de pessoas que ainda não conhecem sua música. Para isso, é importante que seu trabalho seja ouvido em ambientes em que seu público potencial circule, leia e visualize. Pesquise sites, blogs, vlogs, fanpages e portais que se dedicam a promover o tipo de música que você faz e entre em contato com os editores, oferecendo seu lançamento como pauta. Sempre faça esse contato com antecedência de algumas semanas, para que os envolvidos tenham tempo de ouvir sua música, avaliar o material e retornar as suas mensagens com uma boa margem dentro do seu planejamento.

3. Anuncie um show de lançamento

Quando planejar a chegada de seu single/EP/álbum, tenha já marcada uma data para o show de lançamento e anuncie-a no decorrer do processo de divulgação. Procure reforçar a informação do show para que o maior número de ouvintes saia do ambiente virtual e conecte contigo ao vivo também. Uma boa data na sua cidade já é uma ótima ocasião, mas, sempre que possível, tenha shows já marcados em outros lugares em que seu público cativo seja numeroso.

Leia também:

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s