Dicas Tratore: Defina a missão, a visão e os valores do seu trabalho artístico

desktop-805x444Imagem: PxHere

por David Dines

Para construir uma carreira na música, um dos pontos importantes a se desenvolver é o senso de planejamento estratégico. Para isso, é necessário entender a sua atividade como um negócio e ter uma noção precisa do seu propósito artístico.

Teóricos do campo da administração entendem que um negócio possui três pilares básicos: a missão, a visão e os valores. Aplicados com flexibilidade, esses conceitos podem ser úteis em várias etapas do desenvolvimento de uma carreira artística. E identificá-los ajuda você a traçar metas, reconhecer oportunidades e conduzir o desenvolvimento das ações da melhor forma possível.


Um artista pode entender seu negócio como o principal benefício esperado por seus ouvintes e fãs. Esse benefício pode ser qualquer coisa: divertir, trazer alegria, fazer pensar, tirar da zona de conforto, expurgar sentimentos ruins, etc. Uma vez ponderado e identificado, você perceberá que esse deverá ser o fundamento principal do seu trabalho artístico. O domínio dessa informação é útil para contextualizar o que você faz tanto para o círculo mais próximo de colaboradores quanto para parceiros em potencial dentro do mercado.

A missão é a razão de existir do seu projeto e a conceituação do seu horizonte de ação. Por exemplo, um artista pode ter como missão produzir música de um determinado estilo utilizando elementos estilísticos ou métodos, ou promover o resgate de determinada tradição musical, ou produzir canções cujas letras tratem de questões relevantes e tragam atenção para temas específicos. É preciso identificar o contexto básico de produção e atuação do artista. As possibilidades dessa concepção são muitas, mas essa missão deve ser colocada de modo que continue fazendo sentido com o passar do tempo e a não torne-se uma camisa-de-força criativa.

Quanto à visão, esse aspecto pode ser entendido como a explicitação do que se deseja alcançar, tanto no sentido prático quanto simbólico da carreira. Se possível, essa visão deve ser condensável em uma frase, que seja realista e visível, mas que também crie uma imagem mental superior ao estágio em que o artista está ao concebê-la. Por trás da visão, devem estar sempre acessíveis os motivos essa aspiração vale a pena.

Os valores são os princípios e crenças que orientam os julgamentos e ações mais imediatas da carreira. Eles são a base da tomada de decisões e do comportamento do projeto no cumprimento de sua missão. Tente identificar cinco valores que sejam muito importantes no seu proceder artístico como um exercício. Novamente, vale tudo: da inovação ao formalismo, de independência à sustentabilidade, e assim em diante. Não tente elencar valores com os quais você não se conecta de verdade, ou não estará estabelecendo as bases reais e práticas para a avaliação do seu trabalho. Dessa forma, munido(a) também da visão e da missão, você poderá comunicar melhor com o mundo o que você propõe como artista.

Leia também:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s