Dicas Tratore: Como funcionam os artistas relacionados nas plataformas digitais?

artistasrelacionados

por David Dines

Muitas plataformas digitais, como Deezer e Spotify, têm um campo de artistas relacionados, que liga o trabalho de um artista ao de outros cantores, instrumentistas e bandas. Como funciona esse processo de ligação, e até onde é possível ter controle sobre ele?


A seção de artistas relacionados é baseada em um entendimento algorítmico das plataformas, sem possibilidade de intervenção ou alteração intencional. A principal informação que os serviços de streaming levam em conta é a de que outros artistas sua base de fãs e ouvintes também escuta. Inserções em playlists, sejam oficiais ou de usuários, ajudam nessa avaliação. Desse modo, quanto mais contextos um artista X aparecer junto de um artista Y, mais a plataforma vai entender que eles estão relacionados. Participações especiais também fazem com que um artista passe a estar relacionado a outro nos streamings.

Sem a possibilidade de sugerir diretamente à plataforma que artistas você gostaria de estar relacionado, como fazer para mudar quem aparece nessa seção? A resposta é: engajando seus fãs para escutarem mais a sua música nessas plataformas. O entendimento dos algoritmos não é fixo e essas informações podem ser modificadas com o tempo e a interação dos usuários. Assim, quanto mais sua música é escutada nas lojas digitais por pessoas que realmente acompanham o seu trabalho, mais as informações delas são levadas em conta para a sugestão de artistas da sua página

E quando sua página de artista não tem artistas relacionados? Isso pode ser porque ainda não há massa crítica de ouvintes suficiente para que seu perfil seja analisado. Da mesma forma, incentivar seu público para te ouvir naquela plataforma ajuda essa seção a aparecer logo menos.

Leia também:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s