Dicas Tratore: Como definir um bom cronograma de lançamento?

laptop-computer-writing-working-table-person-coffee-music-group-people-notepad-meeting-corporate-office-business-musician-partnership-project-startup-team-sketch-plan-teamwork-conferenceImagem: PxHere

por David Dines

Produzir e lançar um single, EP ou álbum demanda tempo, dedicação e planejamento por parte do artista e de sua equipe. Um cronograma eficiente com prazos elásticos beneficia muito o produto em seu período inicial, evitando correrias e desacertos entre as várias ações necessárias em um lançamento. A Tratore dá algumas dicas para administrar bem o tempo ao colocar seu próximo trabalho na rua:

Um lançamento feito com prazo curto e sem planejamento pode fazer com que o produto não chegue onde poderia, dentro do mercado da música, em seu momento inicial. É possível que seus fãs não fiquem sabendo do seu novo trabalho, caso não tenha havido tempo até que a informação chegasse a eles. Também pode ser que não dê tempo de notificar possíveis parceiros de que suas novas canções têm potencial para entrar em espaços de destaque na imprensa, nas plataformas digitais, em diferentes canais de comunicação ou em oportunidades interessantes para shows. Por isso, é sempre bom contar com um tempo extra para ajustes. Por exemplo:

1. Mixagem e masterização: acrescente 2 semanas na previsão original

Muitas vezes, o processo de finalização do áudio pode exigir alterações (recalls) que impactam no tempo esperado para o recebimento das faixas. Por precaução, estime uma semana a mais para a mixagem e uma semana para a masterização.

2. Reserve tempo para burocracias ligadas à obra e aos fonogramas

Se você ainda não tem filiação junto a nenhuma associação ligada ao ECAD, pode ser necessário reservar cerca de 1 mês até que seu cadastro seja aprovado e possa, então, enviar as obras e produzir os códigos ISRC das gravações. Se essa parte já estiver resolvida, o tempo necessário para esses procedimentos é muito menor — a maioria deles pode, inclusive, ser resolvida online.

Caso você precise pegar autorizações para usar obras de terceiros, é necessário reservar um tempo ainda maior para a negociação, aprovação e pagamento junto às editoras.

3. Planeje ações com a assessoria de comunicação e o espaço que vai receber seu show de lançamento com grande antecedência

Caso vá contratar o serviço de um/a profissional de comunicação que lida com o mercado da música, é sempre bom alinhar tudo com o mínimo de 2 meses de antecedência em relação à data do lançamento. Assim, o assessor ou assessora poderá se organizar e traçar uma boa estratégia para que seu lançamento chegue aos comunicadores-chave.

Da mesma forma, é bom conversar com a casa de shows em que você fará o show de lançamento com alguns meses de antecedência. Assim, haverá tempo suficiente para que o espaço se planeje e, assim, seja possível fazer uma boa pré-produção e comunicação com o público. Quanto maior a cidade ou a casa em que você fará seu show, maior deve ser a antecedência para esse agendamento.

4. Distribuição digital

A Tratore recomenda que todos os lançamentos tenham, pelo menos, 10 dias entre o término do cadastro e a data prevista de lançamento, para que o material seja revisado e possa estar em todas as plataformas ao mesmo tempo. Caso você queira fazer uma comunicação especial com as plataformas em busca de espaços de destaque ou fazer uma campanha de publicidade para a semana do lançamento, o ideal é que esse alinhamento seja feito com antecedência mínima de 3 semanas.

Caso necessário, alterações de informações e arquivos nas plataformas podem levar de 2 a 10 dias para refletirem para todos os usuários. Algumas delas, como separação de homônimos, são feitas de forma manual por responsáveis técnicos que recebem demandas de vários países, então é necessário ter paciência.

5. Produção do produto físico: estime 45 dias de produção na fábrica

A maioria das fábricas de CD pede cerca de 30 dias para a produção de uma tiragem, mas é interessante reservar 15 dias a mais nesse processo — pode ser necessário fazer algum ajuste ou correção. Se você está produzindo uma tiragem em vinil, o ideal é que o prazo seja ainda maior.

Expectativas erradas e pressa podem estragar todo o processo de um lançamento, então é bom que o cronograma possa comportar algumas alterações pelo caminho, para o bem do desempenho dele junto ao público.

Leia também:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s