Dicas Tratore: 7 sugestões para ampliar o público da sua música

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por David Dines

Se você está lançando um novo single, EP ou álbum, sua carreira musical está em um momento de expansão e compartilhamento. No entanto, para que esse objetivo seja cumprido, é necessário comunicar não só com o círculo de pessoas que já conhece seu trabalho, e isso pode ser um desafio para muitos artistas.

Pensando nisso, o blog da Tratore dá algumas dicas e sugestões de como quebrar essa barreira e fazer com que sua música alcance mais pessoas:

1. Valorize a interação pessoal

Ao apresentar seu trabalho musical para alguém, procure entender quem é seu interlocutor, como essa pessoa vive e como sua música faz sentido dentro do universo dela. Ao lidar com pessoas que já conhecem a sua música mas com quem não há proximidade, crie vínculo, interaja, não se coloque à parte do convívio.

Na internet, escreva, converse, tente entender como se forma a relação daquelas pessoas com a sua música e estabeleça uma conexão real, não importando o contexto. Essas atitudes ajudam o ouvinte potencial a não criar resistência em relação a seu trabalho.

2. Conheça suas métricas na internet

É também necessário saber, de maneira mais ampla, com que grupos seu trabalho conecta melhor, para direcionar a conversa com especial atenção a essas pessoas. É possível entender quem é esse público a partir de várias ferramentas nas redes sociais e nas plataformas de streaming — leia mais a respeito de métricas aqui.

Você pode ter uma percepção completamente diferente do que a sua base de ouvintes realmente é. Se for o caso, isso impacta diretamente no potencial de alcance público da sua música.

3. Crie estratégias de conteúdo

Entregue suas novidades de forma instigante, interessante e compartilhável. Caso vá lançar um videoclipe, por exemplo, experimente divulgar alguns teasers antes. Se vai lançar um álbum, pense se vale a pena anunciar tudo de uma vez ou aos poucos, entregando uma informação por semana, por exemplo. A forma de divulgação do conteúdo é um elemento crucial para trabalhar engajamento nas redes sociais, e bons insights podem render muitos compartilhamentos.

Não existem estratégias certas para todos os tipos de artistas nesse campo — o ideal é tentar entender como seu público interage e se comunica, e levar isso em consideração.

4. Busque espaços interessantes na imprensa

Emplacar uma reportagem, nota ou entrevista em um site, jornal, revista, blog ou canal importante ajuda sua música a chegar a quem nunca teve contato com seu trabalho. Pesquise e faça uma lista de publicações e espaços têm a ver com a sua música e estão possivelmente abertos a receber material de artistas na sua linha.

Sempre que possível, vale a pena contar com a ajuda de uma assessoria de comunicação, que vai fazer uma análise adequada, traçar uma estratégia de lançamento e buscar as oportunidades ideais para o seu contexto.

5. Inclua as plataformas digitais na sua estratégia de lançamento

Sincronizar anúncios e lançamentos em diversas mídias com a chegada do seu single, EP ou álbum nas plataformas digitais pode beneficiar muito no fluxo de comunicação com o público. O streaming hoje é o carro-chefe do mercado fonográfico, então não deixe de dar a devida atenção e procurar formas de visibilidade junto aos serviços.

A Tratore também pode te ajudar durante o lançamento buscando inserções da sua música de trabalho em playlists oficiais das plataformas, por exemplo — fale conosco pelo contato@tratore.com.br para saber mais a respeito.

6. Invista em anúncios

Com os algoritmos das redes sociais desfavorecendo alguns tipos de conteúdo, entenda quem é o seu público principal para desenvolver uma campanha direcionada a essas pessoas. No processo de impulsionamento no Facebook e no Instagram, você pode fazer recortes por faixa etária, localidade, gênero e interesses. Seu anúncio precisa estar alinhado à sua prioridade de carreira no momento. Se a intenção é promover um novo lançamento, vale a pena fazer-se mais presente nos territórios em que você tem mais ouvintes, ou onde serão realizados os primeiros shows. Os valores são muito elásticos e é possível fazer uma campanha com orçamentos muito reduzidos, mas o recorte é o fator principal que vai definir a eficiência da sua campanha.

Caso seu orçamento comporte, avalie a possibilidade de fazer campanhas de rádio, escolhendo bem a emissora e a faixa de horário para ações pontuais, e também junto às plataformas digitais, que oferecem banners e spots de áudio e vídeo como opções de publicidade voltadas para usuários gratuitos.

7. Inove na divulgação fora das redes

Sempre vale a pena pensar “fora da caixinha” na busca pela atenção das pessoas, especialmente fora do ambiente da internet.

Artigos de merchandising (camisetas, acessórios, etc.) são sempre interessantes, porque sua marca estará sendo divulgada voluntariamente por quem apoia e se conecta com seu trabalho. Para isso, é bom pensar em artigos úteis e desejáveis de acordo com a faixa etária e os hábitos de consumo dos seus fãs e público potencial.

Lambe-lambes e pôsteres em contextos estratégicos podem dar bons resultados para lançamentos e shows importantes. Além das principais casas de apresentação do seu segmento musical, promova shows e ações em lugares e eventos incomuns. Faça sua música presente em situações diferentes, para que o trabalho possa se beneficiar de diferentes abordagens.

Leia mais:

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