Dicas Tratore: Como otimizar seu conteúdo no YouTube – Parte 2

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por David Dines

Deixar seu conteúdo mais apresentável no YouTube não é apenas uma questão estética, mas algo que envolve o algoritmo da plataforma, fazendo com que seu conteúdo chegue a mais ou menos pessoas organicamente. Depois de apresentarmos algumas dicas para otimizar as informações dos seus vídeos, seguem algumas orientações para melhorar o seu canal:

É importante otimizar o layout do seu canal no YouTube de modo a destacar o seu conteúdo principal, facilitar o acesso aos vídeos mais importantes, e deixar a sua marca em evidência para fãs e ouvintes em potencial.

O ícone do canal, um avatar quadrado que no ambiente desktop aparece no campo superior esquerdo, é a principal imagem de toda a sua página. Portanto, utilize uma foto ou logotipo que seja facilmente identificável em todos os tipos de dispositivos e, se possível, alinhada com as suas redes sociais e imagens de página de artista em outras plataformas. Há a possibilidade de usar essa mesma imagem como marca d’água em todos os vídeos do canal, o que é recomendado pelo YouTube aos usuários.

A chamada arte do canal corresponde à imagem utilizada como cabeçalho da sua página no ambiente desktop. Você pode utilizar esse espaço não apenas como um espaço de identidade visual do seu lançamento mais recente, mas também como um local de comunicação, dentro da lógica de campanha. Você pode anunciar as próximas datas da sua turnê, lançamentos futuros e o que mais quiser, inclusive em consonância com outras redes.

Na seção “About (Sobre)”, é recomendado que você inclua links para suas outras redes sociais, para proporcionar uma experiência mais imersiva para seu público. Caso você tenha mais de 100 mil inscritos, o YouTube lhe concede automaticamente a verificação do canal, o que lhe dá um status diferenciado na disseminação do conteúdo.

O YouTube recomenda que os usuários criem um trailer para o canal e o coloque em evidência na página de entrada para todos os usuários. Nesse trailer, você pode fazer uma breve apresentação, mandar um recado para os fãs ou falar sobre o seu lançamento mais recente. É bom que esse conteúdo seja curto. Caso você não deseje criar um trailer neste momento, é recomendado que você deixe em destaque o seu vídeo relevante mais recente.

Da mesma forma, na página principal, aproveite para criar seções e playlists para seus vídeos, dividindo-os por lançamento, separando apresentações ao vivo e experimentando diversos tipos de organização do conteúdo, priorizando o que você acredita ser mais importante para quem acessa o canal.

Na seção de “Featured Channels (Canais em Destaque)”, você pode destacar canais de outros artistas e parceiros na home. Há uma parte dessa seção (“Related Channels”) que é gerada automaticamente pelo YouTube e que pode ser escondida do público — no entanto, isso pode significar que o YouTube também não colocará o seu canal entre os destaques automáticos de outras páginas. Vale a pena ponderar bem sobre essa escolha.

No próximo post, o assunto é estratégia de lançamento de conteúdo no YouTube, para que você possa se organizar da melhor forma possível.

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