Dicas Tratore: Como traçar uma estratégia de conteúdo no YouTube

social-media-1520976084xzt

por David Dines

Ao planejar as ações de um lançamento, é comum levar em conta, principalmente, a forma com que o conteúdo chega às redes sociais, à imprensa e às plataformas digitais. No entanto, se o YouTube está em segundo plano nesse planejamento, você deixa de ter um grande aliado no desenrolar da sua estratégia, inclusive em termos de aumento potencial de público.

A Tratore dá algumas dicas de como você pode melhorar a sua estratégia de lançamento e, de quebra, estreitar a relação com seu público a partir do YouTube. Confira:

Para a plataforma, um canal tem fluxo saudável de conteúdo quando há, pelo menos, dois uploads por mês. Dessa forma, você consegue aproximar-se dos assinantes, que retornarão constantemente ao seu canal em busca de novos vídeos.

Todo tipo de conteúdo vale a pena, mas, no caso de um lançamento é bom dividir essa linha do tempo em três pontos: o pré-evento, o evento principal (que pode ser o lançamento do seu single, EP ou álbum) e o pós-evento.

O ponto zero do pré-evento é a primeira comunicação ao público da chegada do seu novo material. Construa expectativa a partir de teasers para anunciar o que está por vir. Na transição do pré-evento para o evento principal, lance mão de pseudovídeos (vídeos com uma imagem estática e o áudio da faixa) e lyric videos (vídeos com a letra da canção), para que o público já comece a interagir de forma mais profunda com seu lançamento.

O evento principal é seu momento mais especial, então use esse conteúdo especial para promover de forma mais intensa e agressiva. Este é o ponto ideal do cronograma para você lançar o videoclipe oficial e também disponibilizar o conteúdo principal nas demais plataformas digitais.

Sua divulgação não acaba depois do lançamento, de modo que você pode aumentar a vida da campanha com conteúdos suplementares. Considere a possibilidade de lançar um vídeo-release com entrevistas, um faixa-a-faixa comentado, um “making of” do álbum, sessões acústicas intimistas, vídeos ensinando o público a tocar as canções em um instrumento… As possibilidades são infinitas, basta conhecer o seu público e entender qual oferta pode interessar melhor a quem acompanha o seu trabalho.

Leia também:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s