Dicas Tratore: Quando contratar uma assessoria de comunicação?

music-1674576_960_720
Imagem: Pixabay

por David Dines

O trabalho de uma assessoria de comunicação pode ajudar a sua música a chegar a um público maior, mas, antes, é necessário entender se você está no momento certo de contratar alguém para cuidar dessa frente. A Tratore tem algumas dicas para te ajudar a tomar essa decisão:

1. Você tem algo a ser anunciado

Os veículos de comunicação são motivados pelo que é considerado novo e relevante para seu recorte de público. Portanto, é pouco provável que você consiga a atenção de sites, portais e publicações com materiais e acontecimentos de um ano atrás ou mais. Tenha algo novo preparado para mostrar: um single, um EP, um álbum, um show importante, um videoclipe, uma turnê, algo que simbolize uma proposta nova e instigante para seu público.

2. Você tem uma história interessante a contar junto do seu anúncio

Além da música e da ação em si, os meios de comunicação (e o seu público!) estão interessados no que há por trás da canção, nas pessoas que a criam e executam. Pense em formas cativantes de contar a sua história e mostrar como você chegou ao lugar em que está na caminhada musical. A assessoria de comunicação pode te ajudar a desenvolver essa narrativa, mas tenha consciência dos pontos fortes da sua trajetória e do que será anunciado para ajudar o jornalista a vender melhor o seu peixe.

Se você ainda não tem muito a contar, pode ser melhor aguardar e desenvolver mais o seu trabalho antes de dar esse passo.

3. Você está numa crescente de público

Há diversos sites, páginas e perfis dedicados a novos artistas, mas mesmo esses veículos precisam entender que há um burburinho crescente em torno de você, por menor que seja. Essa gravidade precisa ser entendida e medida para que as metas de imprensa sejam estabelecidas de maneira realista. É necessário que o artista se movimente para alcançar mais pessoas, tanto no ambiente virtual quanto nos shows. Se seu projeto se mostra muito parado, os veículos podem não ver demanda ou relevância pública nele.

4. Você tem estratégia de curto e longo prazo

A assessoria de comunicação vai te ajudar a desenvolver uma estratégia na frente de imprensa, mas você e sua equipe precisam entender o que mais precisa ser feito e o tempo necessário para a execução de cada coisa. No caso do lançamento de um álbum, é necessário alinhar em um grande cronograma, no mínimo, as ações de estúdio, material visual, imprensa, distribuidora, fábrica (quando há produto físico), redes sociais e agenda de shows.

Na frente de comunicação, os veículos só darão atenção àquilo que se mostra como uma ação de carreira, com atenção e consistência perceptíveis. Projetos que passem uma imagem de menor compromisso possivelmente não conseguirão o espaço desejado.

5. Você tem o orçamento certo

Contratar uma assessoria de comunicação não é algo barato para grande parte dos músicos. É necessário planejamento e pesquisa para chegar à melhor opção, mas não é preciso contratar o serviço de uma assessoria de comunicação por um longo período — você pode fechar uma campanha por tempo de ação. Um lançamento de um EP ou álbum, por exemplo, pode ter bons resultados com a partir de dois meses de trabalho de imprensa.

Além da verba, procure entender com que outros clientes a assessoria trabalha, se têm a ver com seu tipo de música, se os resultados costumam ser favoráveis e em que tipo de veículos, o que vai te ajudar a entender se aquele é o tipo de trabalho que você busca no momento.

Se não tiver o orçamento disponível, você ainda pode ter bons resultados fazendo a pesquisa dos veículos mais interessantes e entrando em contato direto.

Leia também:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s