Dicas Tratore: Por que marcar seu lançamento como “explícito”?

2000px-parental_advisory_label-svg

por David Dines

Ao cadastrar seu lançamento para distribuição digital, você pode marcar sua faixa como “explícita”, caso a letra tenha certo tipo de conteúdo. Mas qual é a diferença que essa marcação faz dentro das plataformas digitais?

Por definição, conteúdo explícito é aquele que possui linguagem inapropriada para todas as idades, incluindo o uso de palavrões e descrições gráficas de sexo, violência e uso de drogas. Conteúdos que possam ser entendidos como representação de assédio e discriminação também entram nessa categoria.

Nos anos 1980, após entidades de pais dos Estados Unidos pressionarem governo e indústria, foi implementado o selo “Parental Advisory: Explicit Content” (“aviso aos pais: conteúdo explícito”) em vinis, CDs, fitas cassete e afins. No meio digital, o selo “Explicit” foi implementado primeiramente no iTunes e depois adotado pelas demais plataformas. A intenção da marca visual é alertar os consumidores sobre o teor das letras nos produtos de áudio à disposição, prevenindo execuções ou compras indesejadas.

O que acontece com um lançamento que contém letras explícitas mas não foi marcado como tal para distribuição digital? As plataformas notificam os detentores de conteúdo e avaliam negativamente as distribuidoras, selos e gravadoras, o que pode impactar em lançamentos futuros. Há territórios em que a falta dessa marcação representa riscos para os executivos das lojas digitais, podendo chegar a punições legais severas para a empresa e os indivíduos. Assim, recomendamos que, caso você tenha em seu catálogo canções que tenham letras desse tipo, sempre marque as obras como “explícitas”, pensando não só no consumidor final, mas também nos parceiros de distribuição.

Para o usuário final, a Apple Music tem um filtro automático de letras explícitas que pode ser ativado pelo assinante, deixando de mostrar conteúdos marcados nas rádios e playlists da plataforma. Google Play e Spotify também têm filtros disponíveis para usuários Premium. Para os demais usuários, as faixas explícitas continuam visíveis.

Leia mais:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s