Dicas Tratore: Como utilizar a nova ferramenta de sugestão de playlists do Spotify

spotifyplaylisting

por David Dines

Nesta semana, o Spotify lançou em formato beta uma nova ferramenta que permite enviar músicas diretamente para a equipe editorial da plataforma, para que sejam avaliadas para playlists oficiais. Todas as semanas, a plataforma destaca mundialmente mais de 75 mil artistas nas playlists editoriais e mais de 150 mil na seção Descobertas da Semana. E agora, com esse novo recurso, não apenas agregadores, distribuidoras, gravadoras e selos podem fazer sugestões à curadoria, mas também os próprios artistas e equipes, por meio do Spotify for Artists. Saiba como fazê-lo:

Esse procedimento é válido para apenas para faixas que ainda não foram lançadas e, idealmente, sejam lançadas com uma semana de distância ou mais. Você poderá escolher somente uma faixa por lançamento.

Primeiro, você precisa ter acesso ao Spotify for Artists. Caso ainda não tenha, saiba como requerer aqui. Dentro da sua área de artista, vá ao menu Songs (“Canções”) e procure por Upcoming (a serem lançadas) — lá você terá acesso às informações sobre seus lançamentos futuros que já estejam cadastrados para distribuição e poderá fazer a sugestão (pelo link “Submit a song“, ou “Envie uma canção”). Clicando no lançamento, você irá para uma outra página em que escolherá a faixa dentro dele. Mais uma página será aberta para que você dê detalhes sobre a canção, com tópicos em formato múltipla escolha. Tente dar o máximo possível de informações para ajudar a plataforma a entender melhor em que contexto sua música se encaixa melhor.

Nessa página, a plataforma pede para você indicar primeiro o gênero principal da canção. Uma vez escolhido, abre-se uma nova opção para que você escolha até três subgêneros. Vale a pena apontar que MPB está na opção de gênero “Latin American Regional Genres” (ou “Gêneros regionais latino-americanos”). Em seguida, você pode marcar, em um campo opcional, alguma cultura musical à qual sua faixa está relacionada, como árabe, asiática, caribenha, africana, latina, cristã, indígena, etc. Logo depois, também de forma opcional, você pode marcar dois “climas” (ou “moods“). As opções são Chill (relaxamento), Energetic, Happy, Fierce (poderoso), Meditative, Romantic, Sad (triste), Sexy ou nenhuma delas. No próximo campo, você pode escolher dois estilos de música, optando entre as tags Acoustic, Ballad, Beats, Experimental, Holiday (para feriados comemorativos), Traditional ou nenhuma das opções. Então, a página pede que você aponte o idioma principal da canção (o campo aceita até três idiomas ao mesmo tempo) e informe se a canção é uma versão cover, um remix, uma gravação de estúdio ou ao vivo, e se a faixa é instrumental ou não. No último campo dessa página, você aponta os principais instrumentos presentes no arranjo.

Na página seguinte, a plataforma pede que você indique qual é a sua cidade principal de atuação e apresente um texto curto sobre o seu lançamento. As informações que você colocar vão ser complementadas pelas informações que a plataforma já tem sobre seu trabalho — que outros artistas seus fãs escutam, em que playlists você já apareceu, etc. — para definir, junto da escolha dos editores, a possibilidade de entrada em playlists oficiais.

Além disso, esse envio também impacta em suas recomendações personalizadas. Ao enviar sua faixa para apreciação com, no mínimo, sete dias de antecedência, a plataforma afirma que ela aparecerá automaticamente no Radar de Lançamentos de todos os seus seguidores no Spotify. Portanto, é interessante cadastrar seu trabalho para distribuição na Tratore com um bom prazo até o lançamento, para utilizar esse recurso da melhor forma possível.

Leia também:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s