Dicas Tratore: O que dá para mudar quando seu lançamento digital já está no ar?

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por David Dines

No momento em que seu single, EP ou álbum sobe para as plataformas digitais, o público entra em contato com a música que você preparou com cuidado, da criação ao lançamento. E o que fazer quando há algo no produto que não está como deveria? Algumas alterações de informações e arquivos podem ser feitas sem que sua música precise ser retirada do ar.

Uma vez feita uma alteração, a atualização de um produto nas plataformas pode levar até uma semana, dependendo dos processos internos de cada loja digital. As seguintes alterações não precisam de takedown (retirada do ar):

1. Áudios
Enviamos o seu áudio para todas as plataformas exatamente como o recebemos, mas cada loja digital aplica sua própria taxa de compressão e especificades técnicas sobre o original. Caso você note algo de errado ao ouvir sua gravação no streaming, você pode pedir para trocarmos o arquivo de áudio. Basta re-enviar as masters pelo nosso WeTransfer, identificando o lançamento, o artista, o e-mail de cadastro e o assunto.

2. Imagem da capa
Caso perceba que a imagem não aparece como deveria nas plataformas digitais, podemos re-enviar o produto com um novo arquivo de capa. Vale a pena checar se o que você enviou no cadastro está no padrão de cores RGB — caso você mande em CMYK, que é um padrão de impressão, as cores podem ficar trocadas em algumas lojas digitais. Envie o novo arquivo pelo WeTransfer ou pelo e-mail contato@tratore.com.br, identificando o lançamento, artista e e-mail de cadastro.

3. Participações especiais
Cada plataforma tem um padrão para disponibilização das participações especiais — algumas inserem o nome do convidado à frente do título da faixa, outras colocam-no na mesma hierarquia do artista principal durante a execução. Se determinado convidado aparece em todas as faixas (como é o desejo de alguns artistas para prestigiar os músicos acompanhantes, por exemplo), as lojas digitais exigem que as distribuidoras coloquem-no como artista principal no nível álbum. Se você quiser fazer alguma alteração nesse sentido em seu produto, é só falar conosco pelo contato@tratore.com.br.

4. Títulos das faixas ou do lançamento principal
Caso haja algum erro ou seja preciso mudar a grafia dos títulos, podemos fazê-lo sem a necessidade de retirar o produto do ar — basta nos comunicar a mudança necessária por e-mail.

5. Linha de copyright
Esse campo ratifica publicamente quem detém os direitos sobre o produto. Nos contratos padrão da Tratore geralmente consta o nome do artista nesse campo, exceto quando outra informação é incluída durante o cadastro do produto no www.fonomatic.com.br. Caso seja necessário mudar ou atualizar esse dado, podemos re-enviar o produto para as plataformas com a nova linha de copyright, acrescida de “[dist. Tratore]” ao fim.

6. Classificação “Explícito”
Se você enviou sua faixa para distribuição digital erroneamente sem a informação de “explícito” (saiba das implicações disso aqui), é possível corrigirmos esse dado com o produto no ar. Da mesma forma, também podemos retirar o selo de “explícito” de um título incluído de forma desnecessária.

7. Data de lançamento
Se seu produto é de 2018, mas foi cadastrado como de 2017 por engano, é possível mudar. Entre em contato conosco por e-mail a respeito — as situações são avaliadas caso a caso.

Uma vez que o produto já está no ar, os campos abaixo são os principais que não podem ser alterados sem a retirada temporária do ar:

1. Adicionar ou excluir faixas
Uma vez enviado para as plataformas, não é possível alterar o número de faixas de um produto. Caso seja necessário fazer essa alteração, o ideal é subir a nova versão como um novo produto e pedir o takedown do anterior.

2. Encarte no iTunes
Quando você inclui um encarte em PDF no seu produto no iTunes, não é possível alterá-lo posteriormente. Da mesma forma, não é possível subir um produto sem o encarte e depois incluí-lo. Toda alteração implica em cadastrar um novo produto e retirar o antigo do ar.

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