por David Dines
O que fazer quando um artista ou selo tem um produto disponível nas plataformas por outro agregador, mas deseja passá-lo para a Tratore? O processo pode ser bastante simples. Entenda como:
Em um processo de transferência de produto, é sempre necessário pedir ao agregador original o takedown (“retirada do ar”) da primeira versão em algum momento. Não há como o produto ser transferido de uma distribuidora para outra sem intervenção direta do detentor do conteúdo. Para isso, o responsável que assinou o contrato do produto com a distribuidora original precisa entrar comunicar sua vontade à empresa de forma oficial, geralmente por e-mail. Consulte seu contrato para saber se há algum prazo que precisa ser respeitado obrigatoriamente. Simultaneamente, você pode cadastrar o produto pelo Fonomatic, a plataforma de inserção de produtos da Tratore.
Caso você peça o takedown antes de subir o produto novamente, é provável que você perca o número público de execuções e os níveis de popularidade das faixas nas plataformas digitais. Caso essas estatísticas sejam importantes e você faça questão de mantê-las, o ideal é subir primeiro o conteúdo pelo Fonomatic e aguardar alguns dias, até que entre em duplicidade nas lojas digitais. Então, você poderá notificar o agregador original pedindo a retirada do ar. Nesse período, as plataformas poderão reconhecer o fonograma como o mesmo e os números não serão perdidos. Atenção: é necessário que o áudio seja exatamente o mesmo, com a mesma duração, título e código ISRC, ou a combinação dos dados pode não acontecer.
Enquanto houver duplicidade, o selo ou artista receberá pelas execuções tanto a partir da Tratore quanto do outro agregador. No entanto, é desejável que a situação não se estenda por mais de duas semanas, por orientação das próprias plataformas digitais em relação a boas práticas.
Para entender melhor como a Tratore funciona, consulte nossas informações básicas e nossas orientações sobre distribuição digital e física.
Leia também: