Dicas Tratore: Como lançar seu próximo single, EP ou álbum em 8 passos

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Imagem: Flycatchr/Wikimedia Commons

por David Dines

Seu próximo lançamento está pronto e você quer disponibilizá-lo da melhor maneira possível, ampliando o alcance de seu trabalho e o seu público. Quais preparativos não podem deixar de ser feitos nesse momento?

Confira o checklist sugerido pelo blog da Tratore:


1) Faixas mixadas e masterizadas

Assegure-se de que o áudio tem a qualidade que você deseja para disponibilizar ao seu público. Para fazer a distribuição digital da sua música, é necessário que os arquivos estejam em .wav, 44.1kHz, 16 bits. Outros formatos são aceitos apenas em circunstâncias especiais, como o do selo Mastered for iTunes.

Além da distribuição digital, leve em consideração os outros formatos em que irá lançar seu produto. Caso vinil esteja nos seus planos, será necessário fazer uma masterização diferente, considerando as características do material. Saiba mais sobre esse assunto com as dicas do produtor Arthur Joly — acesse aqui.

2) Liberações autorais e ISRC

Caso você regrave composições de outras pessoas, pode ser necessário pedir a liberação aos autores ou às editoras que os representam, especialmente se você incluir os fonogramas em produtos físicos. Leia mais a respeito aqui.

O ISRC é uma espécie de CPF da sua faixa, que indica todas as informações principais sobre a gravação e a obra — inclusive o quanto cada envolvido deve receber em caso de execução pública. Quem deve emitir o ISRC é o produtor fonográfico, e isso só é possível caso seja filiado a uma sociedade de autor. Leia mais sobre o assunto aqui.

3) Fotos profissionais

É importante que as imagens que representam o seu trabalho, seja na capa ou nas fotos de divulgação, estejam alinhadas com o seu senso estético e com o que você gostaria de comunicar nessa ocasião. Confira nossas dicas sobre imagens de capa e uma entrevista com a artista visual Ana Alexandrino sobre o assunto, focando em fotografia.

4) Distribuição digital

A Tratore pode te ajudar nessa parte, garantindo que seu álbum, EP ou single esteja em mais de 100 plataformas digitais no mundo todo, e também à venda em formato físico no momento que você definir. Basta acessar www.fonomatic.com.br e fazer seu cadastro. Caso você já tenha uma data de lançamento em mente, é interessante que você já inclua essa informação no sistema, para que seu produto esteja no ar em todas as plataformas à meia-noite do dia escolhido.

5) Material em vídeo

Plataformas de vídeo como o YouTube não devem ser desconsideradas na ocasião de um lançamento. Além de videoclipes, considere também a possibilidade de fazer um EPK, ou press kit eletrônico, apresentando o trabalho para imprensa, contratantes e fãs. Depois do lançamento, pode ser interessante produzir vídeos de apresentações ao vivo (em shows ou em estúdio) e comentários faixa-a-faixa. Use sua criatividade e encontre formas diferentes de comunicar com seu público utilizando esta mídia.

6) Planejamento estratégico

Procure co-ordenar todas as ações do lançamento para que a experiência do ouvinte seja a melhor possível e, por esse motivo, é bom ressaltar a importância da antecedência. Vale a pena lançar mão de diversos serviços e ferramentas dentro das suas possibilidades, como contratar uma assessoria de comunicação, colocar seu produto em pré-venda (opcional no iTunes pelo Fonomatic) ou pre-save (fale conosco pelo contato@tratore.com.br, caso tenha interesse), fazer um evento de audição com convidados. É importante entender seu público atual e criar a expectativa adequada no plano de ações. Vale lembrar que essa estratégia de lançamento não deve terminar quando o produto está nas plataformas e lojas — confira aqui algumas dicas de ações para quando seu produto já estiver disponível.

7) Show de lançamento

Tenha uma data de show em vista, em uma casa interessante no seu meio, para agregar seus fãs e ouvintes e comemorar o lançamento. Para isso, é necessário antecedência e convergência nas ações. Confira mais dicas sobre esse assunto aqui.

8) Engajamento nas redes sociais

Preocupe-se em ativar seu público não só na ocasião do lançamento, mas o quanto antes. No Instagram, por exemplo, postagens e interações regulares fazem com que suas publicações apareçam para mais pessoas e ganhem relevância. No Instagram e Facebook, vale a pena investir em uma postagem patrocinada para anunciar seu lançamento. Preocupe-se não só vender seu peixe, mas também em conectar com as pessoas que apreciam sua música.

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