37 formas de ganhar dinheiro com música – parte 3: remunerações de apresentações ao vivo, parcerias com marcas e outras fontes

moneymusic

por David Dines

Para ajudar artistas a diversificarem suas fontes de renda no meio independente, a Tratore faz uma série de textos pontuando atividades lucrativas ligadas à música.

No texto anterior, abordamos formas com que produtores fonográficos, intérpretes e músicos acompanhantes podem receber por seu trabalho em uma gravação. Neste, que fecha a série, levantamos possibilidades em relação à apresentação ao vivo, relacionamento com marcas, captação de recursos, disseminação do conhecimento e mais.


19. Pagamento por apresentação

Renda gerada por shows, a partir de cachês fechados ou participação em bilheterias e couverts artísticos. O pagamento geralmente é feito pela pela produção ou a casa que o recebe, mas outros arranjos podem ser feitos, eventualmente.

20. Pagamento como músico acompanhante por trabalho ao vivo

Renda obtida por músicos que acompanham outro artista principal vinda de apresentações pontuais ou turnês. O pagamento é feito pelo artista que contrata o músico, podendo levar em conta o número de shows fechados, o cachê disponível e as horas/dias dedicadas ao trabalho.

21. Salário como membro de orquestra ou grupo

Renda mensal obtida como funcionário de uma empresa responsável por uma orquestra ou grupo. O músico se coloca à disposição de forma prioritária para apresentações, ensaios e outras demandas.

22. Professor de música

Renda mensal obtida como funcionário de uma escola ou por meio de aulas avulsas de técnica musical, instrumento ou canto, a serem ministradas em ambiente próprio ou nos domicílios de alunos. No primeiro caso, o pagamento é salarial. No segundo, o valor a receber pode ser estabelecido por hora/aula, valor mensal ou módulos.

23. Produtor musical

Renda obtida pela coordenação de produção artística em estúdio, seja um single, EP ou álbum. O valor geralmente é fechado para o projeto inteiro ou por faixa, levando em conta o orçamento do artista e as horas trabalhadas em pré-produção, gravação, mixagem e masterização. A experiência e a gravidade comercial/artística que o nome do produtor traz ao projeto, bem como a resolução de outras demandas correlatas também podem ser consideradas no valor a ser definido para o trabalho.

24. Palestrante

Renda obtida pela condução de palestras, workshops ou masterclasses em eventos públicos ou fechados. O pagamento é feito pela instituição ou organização que realiza o evento. O valor de participação pode ser fechado levando em conta o porte do evento e as possibilidades de conexões que a ação pode trazer à sua carreira.

25. Consultoria musical

Renda gerada pela prestação de serviços a marcas, empresas e instituições para a condução de projetos musicais diversos, que podem ir de criação de playlists a curadorias de eventos. O valor de participação pode ser fechado levando em conta a sua experiência no assunto, o porte e a visibilidade do projeto e as horas trabalhadas.

26. Venda de merchandising

Renda gerada pelo comércio de camisetas, bonés, CDs, vinis, cassetes e outros artigos, tanto na venda direta aos fãs após os shows como por meio de e-commerce.

27. Apadrinhamento

Renda recebida diretamente de fãs que assinam um programa de apadrinhamento de carreira como Apoia.se e Patreon, dando contribuições mensais ou periódicas e recebendo em troca o acesso a ações e materiais exclusivos, além de mais um canal de comunicação direta com o artista.

28. YouTube

Renda recebida a partir da aplicação de propaganda sobre seus vídeos e o rateio da verba publicitária feito pela plataforma. Pagamento feito por sua distribuidora ou pelo próprio YouTube, por meio do AdSense. Leia aqui para mais informações sobre as regras de monetização do YouTube.

29. Renda gerada por propaganda

Renda obtida a partir de comissões sobre a aplicação de propagandas de marcas em seu site, blog ou afins, intermediadas por plataformas como o WordPress. Pagamento geralmente feito via AdSense.

30. Licenciamento de marca

Renda obtida a partir da autorização para uso de seu nome e imagem em parcerias com marcas, videogames, desenhos animados e outros usos públicos comerciais.

31. Endorsement

Renda ou equipamentos obtidos pela parceria exclusiva com uma marca de instrumentos ou equipamentos musicais, para que o artista utilize prioritariamente e promova seus produtos.

32. Atuação

Cachê por participação em TV, comerciais, filmes e afins. Negociável a partir do nível de notoriedade do artista.

33. Financiamento coletivo (crowdfunding)

Pagamento recebido diretamente dos fãs para apoiar ou fazer uma pré-venda de um projeto de gravação, turnê ou outro projeto importante, por meio de plataformas como Catarse, Kickstarter, Partio e Kickante. Leia aqui as dicas de Letrux para a realização de um financiamento coletivo de sucesso.

34. Patrocínio

Suporte financeiro vindo de empresas ou governo para a realização de um projeto de gravação ou circulação. Leia aqui para saber mais sobre o uso da Lei Rouanet nesse processo.

35. Bolsas de estudo

Suporte financeiro vindo de empresas privadas ou governo para a realização de estudos no Brasil ou no exterior.

36. Prêmios

Pagamentos feitos por instituições artísticas privadas ou públicas, no Brasil ou no exterior, pelo reconhecimento da obra e suporte a novos trabalhos. Há também diversos prêmios que não implicam em retorno financeiro, apenas em visibilidade.

37. Administrador artístico

Pagamento feito pela gestão dos aspectos administrativos de um grupo do qual o artista faz parte. O valor pode ser definido a partir do estabelecimento de uma porcentagem extra sobre as entradas de dinheiro do projeto coletivo.

Leia também:

Anúncios

2 comentários sobre “37 formas de ganhar dinheiro com música – parte 3: remunerações de apresentações ao vivo, parcerias com marcas e outras fontes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s