Dicas Tratore: 4 pontos para desenvolver sua carreira musical no próximo ano

Captura de Tela 2018-12-19 às 12.38.15

por David Dines

Dentro ou fora do mercado da música, a cada virada de ano temos a oportunidade de olhar o que realizamos até então e traçar novas metas para o período que se inicia. Confira algumas dicas da Tratore para começar uma nova fase na sua carreira artística no ano que começa:



1. Desenvolva metas realistas e palpáveis

Uma carreira musical se faz a partir de estratégia e planejamento. Então, suas metas devem ser as menos vagas possíveis, de modo que você consiga medir e perceber claramente quando elas se realizam ou não. Pense no que você gostaria e tem condições de fazer, seja por conta própria ou com eventuais parcerias e investimentos. Não precisa ser um planejamento super rígido, que acabe colocando pressão excessiva sobre você, mas é bom que dê ao menos uma direção.

Se planejamento não é o seu forte, crie uma situação confortável e prazerosa para isso. Vá até um lugar inspirador, coloque seu álbum favorito para tocar, veja os materiais que você já lançou, perceba os frutos que já colheu com a sua música, pense no que você deseja realizar no próximo período, anote tudo e organize. Chame amigos e parceiros para conversar, fazer observações e comentários.

2. Crie prazos para suas ações e antecipe-se

Uma vez com a lista organizada de atividades que gostaria de desenvolver, é importante antever a realização de cada passo. Divida as ações em semestres, meses e semanas, listando tanto aquelas que levam mais tempo para realizar quanto as de execução mais imediata e contínua, como a produção de conteúdo para redes sociais e YouTube.

Coloque meses-meta para quando você irá gravar, mixar, masterizar, produzir videoclipes, discos físicos, lançar novo material e organizar eventos, e siga esse planejamento dentro do possível, levando em conta prazos e investimentos realistas. Procure os eventos e locais em que você gostaria de se apresentar, monte um calendário pessoal e faça contato com os organizadores alguns meses antes.

3. Tenha noção de onde você está em termos de mercado — e aproveite-se disso

É importante ter domínio das suas métricas nas redes e nos serviços de streaming, e contextualizá-las no seu mercado. As plataformas digitais dão informações suficientes sobre o volume, as características e o nível de engajamento do seu público para ajudar você a desenvolver estratégias. Aproveite a oportunidade para (re)descobrir quem você é como artista, experimentar possibilidades, entender a mensagem que deseja passar e como ela se conecta com seus ouvintes.

É importante também entender nesse processo quais são os seus principais pontos fracos, para poder corrigi-los ao longo dos próximos passos. Entenda-os não como erros, mas como coisas importantes a reconhecer no seu processo de aprendizado como profissional da música.

Cada passo em uma carreira musical faz parte de um investimento a longo prazo. Busque ampliar pouco a pouco o seu círculo de influência: primeiro na sua cidade, depois para cidades vizinhas, outros estados e assim por diante. Se suas métricas já mostram um número interessante de ouvintes em uma localidade mais distante, busque uma oportunidade para tocar e se conectar com o público de lá. Num primeiro momento, pode ser que os valores investidos nessa apresentação não retornem imediatamente, mas as pessoas presentes podem espalhar a palavra e, nas vezes seguintes em que você se apresentar por lá, o público ser cada vez maior, construindo e ampliando assim sua base de fãs, pouco a pouco.

4. Conecte-se com seus pares

Esteja próximo de outros músicos e outros entes da cadeia produtiva da música para fortalecer a relação e o contexto de vocês. Descubra formas de se apoiarem e colaborarem, seja em projetos pontuais quanto ações de médio-longo prazo. Entenda as visões mútuas para ver como podem se ajudar. Para isso, vá aos shows e eventos da sua região, interaja nas redes sociais, grupos de WhatsApp e listas de discussão. Aproveite também a realização das feiras do mercado da música pelo Brasil para estabelecer esse contato próximo, como na SIM São Paulo, Feira da Música, Música Mundo e Porto Musical, entre outros tantos eventos do tipo. Caso você tenha uma boa estratégia para o exterior e possa investir, aproveite também as oportunidades na WOMEX, no SXSW e no Midem.

Leia também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s