Dicas Tratore: Primeiros passos para impulsionar um videoclipe no YouTube

trueview-in-stream

por David Dines

Além da disseminação orgânica que um novo videoclipe pode ter entre sua base de fãs, o YouTube oferece uma ferramenta especial para que você amplie as possibilidades de chegar em quem ainda não conhece sua música. É o YouTube TrueView, plataforma de anúncios que apresenta seus vídeos a potenciais interessados e você só paga se a pessoa escolher ver o seu material.

O uso da plataforma TrueView está ligado ao Google Ads, de modo que você terá mais proveito em seu anúncio conforme seu nível de conhecimento e experiência com essa ferramenta. No entanto, é possível fazer campanhas sem conhecimento prévio, em que você controla o tipo de promoção, o recorte de público e o orçamento, podendo mudar ou encerrar a ação a qualquer momento. Saiba mais:


Antes de tudo, é interessante entender que o YouTube TrueView permite a realização de dois tipos de anúncio no momento:

  1. os anúncios “em sequência” (in-stream), que são exibidos antes, durante ou depois de outro vídeo no YouTube e podem ser pulados pelos expectadores após 5 segundos;
  2. os anúncios “video discovery”, que são exibidos nos resultados da pesquisa do YouTube e ao lado de vídeos relacionados na página inicial. Os usuários são convidados a assistir o anúncio clicando em uma miniatura, que contém texto e imagem.

Para começar, é necessário criar uma conta de Google Ads no mesmo usuário do seu canal de YouTube, pelo link http://ads.google.com.

Já logado/a na conta, acesse este link e clique em “Comece Agora”, seguido de “Começar” (Get Started).

Você cairá na página “Criar uma campanha de vídeo”. Na seção “Seu vídeo no YouTube”, busque o vídeo que gostaria de usar na campanha pelo link ou título. É necessário que o material esteja público neste primeiro momento, podendo depois constar como não-listado, caso prefira.

Em seguida, você escolherá qual tipo de anúncio desejado (em sequência ou video discovery). Caso escolha anúncio em sequência, a plataforma lhe perguntará se gostaria que seu anúncio fosse exibido apenas no YouTube ou também em sites parceiros de vídeo do Google, além do link para o qual você gostaria de redirecionar quem clica no anúncio. Se você escolher video discovery, a plataforma solicitará uma escolha de frame fixo, um título e duas descrições curtas para a campanha.

Após essa etapa, você começará a segmentação do público, primeiro por local. Você pode direcionar seu anúncio a partir de cidade, CEP, estado ou país, também podendo selecionar os idiomas falados pelos possíveis interessados. Logo depois, você escolhe o público-alvo. Primeiro, informações demográficas: gênero, idade e status parental (se têm filhos ou não). Em seguida, de forma opcional, você pode também direcionar seu anúncio diante de intenções de compra do cliente, a partir de filtros já pré-estabelecidos pelo Google.

Por fim, vem o orçamento diário, estabelecido pelo próprio usuário. Fechado um valor, o alcance semanal previsto é calculado automaticamente em uma seção à direita, com estimativas de impressões (exibições, pelas quais você não paga), visualizações (assistir a mais de 30 segundos do anúncio ou clicar nele) e o custo médio por visualização. Você pode alterar o orçamento ou cancelar o anúncio a qualquer momento. Esse pagamento pode ser feito por cartão de crédito ou PayPal.

É interessante planejar a campanha já na ocasião do lançamento do videoclipe, uma vez que a soma do orgânico com os resultados do anúncio pode levar a números interessantes de visualizações. Da mesma forma, pensando no consumo do público, é sempre bom ter a faixa disponibilizada nas principais plataformas digitais na mesma ocasião. Você pode cadastrar a distribuição digital do seu single com data prevista junto à Tratore, por meio do www.fonomatic.com.br.

Leia também:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s