Dicas Tratore: Quando começar a apresentar ao vivo o meu novo álbum?

livemusic.png

por David Dines

Seu novo trabalho está ficando pronto e você prepara um show inédito para apresentá-lo. Qual seria o melhor momento de dividir o resultado desse processo com o público no formato ao vivo? Conheça alguns argumentos para decidir se deve levar o novo álbum para o palco antes do lançamento, imediatamente depois ou passado algum tempo.


1. Pré-lançamento

Apresentar seu álbum ao vivo antes de o álbum chegar às plataformas é um meio de os fãs ouvirem as novas canções em primeira mão, de forma exclusiva. Tal tipo de ação promove uma proximidade com aqueles que têm a chance de apreciar o processo antes do seu lançamento oficial, além de poder criar, por consequência, uma antecipação pelo produto a ser lançado. É um tipo de ação que pode funcionar para artistas com públicos não muito engajados no momento.

2. Semana do lançamento do álbum

Fazer o show de lançamento logo depois de o álbum chegar ao público pode fazer com que o evento se beneficie de um burburinho imediato de imprensa e internet em torno do produto recém-chegado, criando até mesmo um fato adicional a ser comunicado como pauta jornalística. Fazer um show nesse momento também promove a possibilidade de um ouvinte casual do álbum ir ao show motivado pelo boca-a-boca imediato. Por outro lado, à parte dos fãs mais engajados e empolgados, o público pode ainda não ter tanta familiaridade com o material para além das principais faixas.

3. Um mês depois do lançamento

Passado um tempo maior do lançamento, o show que apresenta o álbum pode possibilitar de cara um engajamento profundo do público com o repertório, tornando a experiência diferente das outras variáveis. Os fãs terão convivido com o lançamento por mais tempo e poderão já ter criado um vínculo com as canções. No entanto, nessa estratégia o artista perde o engajamento de um público potencial mais imediatista e casual, ou mesmo com aqueles que se não puderam se relacionar com o álbum de forma aprofundada com o passar das semanas.

Para cadastrar seu álbum para distribuição digital em mais de 100 plataformas no mundo inteiro, acesse www.fonomatic.com.br.

Leia também:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s