Dicas Tratore: Como personalizar sua página de artista no Spotify?

Profile_tools_in_Spotify_for_Artists

por David Dines

O Spotify, por meio do Spotify for Artists, possibilitou que a plataforma se tornasse um dos espaços oficiais do artista com as possibilidades de personalização. Utilizando esse recurso, você pode incluir fotos, biografia, playlists e mais para interagir com o fã dentro do aplicativo. Saiba como fazer essas alterações na sua página:


Caso já tenha acesso liberado ao Spotify for Artists, entre no seu usuário com login e senha. Depois disso, siga para o último ícone da barra lateral (“Profile”). Esta é a seção em que você pode fazer as alterações visuais na sua página de artista.

Para trocar as imagens principais no computador, clique no ícone de lápis que consta no cabeçalho da seção. O usuário é direcionado para uma página em que pode atualizar tanto esta imagem do topo (header) quanto a do avatar. No celular, a imagem do cabeçalho não pode ser atualizada – apenas a imagem de avatar, clicando em “Edit Image”.

É necessário que os arquivos estejam no formato .jpg, .gif ou .png e não tenham mais do que 20MB cada. A imagem do cabeçalho precisa ter tamanho mínimo de 2660×1440 pixels, enquanto o avatar pode ter a partir de 300×300 pixels. O ideal é que rostos estejam no centro da imagem, não promovam produtos específicos e também não tenham intervenções escritas, anúncios ou fundos com muita informação visual. As imagens podem levar até 72 horas para aparecer para todos os usuários.

Ainda na primeira página, você pode incluir a Escolha do Artista (“Artist’s Pick”), um campo em que você pode deixar faixas e álbuns (seus ou de terceiros), podcasts, playlists e eventos em destaque, tornando-os a primeira informação visível para quem visita sua página de artista. Pode ser uma ferramenta ótima para chamar a atenção para um produto ou ação prioritária no momento, uma vez que a duração padrão de uma Escolha do Artista é de duas semanas, podendo ser alterada a qualquer momento.

Na mesma seção, um pouco mais abaixo, você consegue subir playlists pessoais que estejam públicas para a sua página de artista. Para isso, basta encontrá-la no campo de busca pelo nome ou pelo URI, link específico de compartilhamento interno do Spotify (para pegá-lo na página da sua playlist, clique no botão de reticências, selecione “Compartilhar” e então “Copiar URI do Spotify”). Essas playlists ficarão disponíveis como oficiais na sua página de artista em até 24 horas.

Na aba seguinte, “About”, você pode inserir imagens em uma galeria, uma biografia e também incluir links na seção “More Info”. Na galeria, será necessário que os arquivos a serem inseridos tenham tamanho mínimo de 690×500 pixels – as demais regras de imagem continuam valendo. No campo da biografia, você pode incluir até 1.500 caracteres e adicionar links de páginas de outros artistas, identificando-os antes com uma arroba (@), como nas menções do Instagram. E em “More Info”, você poderá adicionar, além do Instagram, suas páginas no Twitter, Facebook e Wikipedia.

Na seção “Concerts” você pode incluir seus shows utilizando a plataforma Songkick, que sincroniza as datas com o Spotify de forma automática, podendo também levar 72 horas até aparecer para todos os usuários.

Além dessas funcionalidades, o Spotify for Artists também dá acesso a métricas detalhadas sobre seu público e permite sugerir faixas ainda a serem lançadas para a curadoria da plataforma. Caso você ainda não tenha reivindicado sua página, acesse: http://artists.spotify.com.

Leia mais:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s