Dicas Tratore: Conheça as principais plataformas digitais

xzumjlozh5rlw1eupqvl

por David Dines

Para que sua música apareça nas plataformas digitais de música, você precisa do apoio de uma distribuidora ou agregador. A Tratore coloca a sua música em mais de 100 serviços de streaming e download em todo o mundo. Conheça as principais plataformas presentes no mercado brasileiro, que disponibilizam seu trabalho para usuários em dispositivos móveis e computadores:


1. Spotify

Líder do mercado de streaming de música em todo o mundo, o Spotify surgiu na Suécia, mas conta com uma grande base de usuários no Brasil — diversas playlists locais têm mais de 1 milhão de seguidores. Para o usuário, há as opções de assinatura paga (premium) e gratuita (inclusão de anúncios de publicidade durante o uso, mais a restrição de escolha de faixas). Para os artistas, isso resulta em valores diferentes de execução de faixa em cada tipo de uso, de modo que os valores recebidos de publicidade são menores do que os de assinatura.

O Spotify também conta com uma excelente ferramenta para os músicos, chamada Spotify for Artists. Por meio dela, é possível ter acesso a métricas detalhadas de comportamento do seu público e personalizar sua página de artista com fotos, biografia, destaques e playlists próprias. Clique aqui para saber mais.

2. Deezer

Originária da França, a plataforma Deezer tem no Brasil um dos seus maiores mercados mundiais, com grande força nos segmentos gospel, sertanejo e forró. Além disso, a plataforma possui uma parceria com a operadora telefônica TIM, permitindo acesso facilitado à plataforma para a base de usuários. O serviço também possui versões gratuita e paga, utilizando a mesma lógica do Spotify.

3. Apple Music

Uma extensão do iTunes, a primeira loja legalizada de MP3 para download, a Apple Music é a plataforma de streaming ligada à marca de computadores. Por ser somente por assinatura paga, não se utiliza de nenhum tipo de propaganda e destaca-se também por conteúdos exclusivos. No momento, testa em formato beta a ferramenta Apple Music for Artists, permitindo aos artistas a personalização de suas páginas e o acesso às suas métricas na plataforma.

4. YouTube Music

Plataforma que mescla os áudios presentes nos demais serviços de streaming com os vídeos postados no YouTube, o YouTube Music chegou no ano passado para suplantar o Google Play como plataforma principal de música do Google. Ao contrário do YouTube, cuja monetização funciona somente a partir do uso de publicidade, a plataforma é exclusiva para assinantes premium, e por isso remunera os artistas com valores maiores por execução.

E o YouTube? Distribuindo com a Tratore, será subida para a plataforma, de forma automática, uma art track (vídeo com o áudio da sua música e a capa do seu lançamento) em um canal Topic, gerado pelo próprio YouTube. Esse vídeo também serve como uma correspondência entre a plataforma e o YouTube Music – saiba mais sobre o assunto clicando aqui.

5. TIDAL

Plataforma comandada pelo rapper Jay Z, o TIDAL chegou ao Brasil no ano passado dando destaque à qualidade de áudio, com planos que permitem escutar música sem perda por compressão. O serviço de streaming também tem uma parceria com usuários da operadora Vivo. Assim como outras plataformas, não possui planos gratuitos ao consumidor.

6. Napster

Conhecida por ter sido um dos pivôs da pirataria de arquivos MP3 que transformou a indústria da música há 20 anos, o Napster hoje é uma plataforma digital legalizada, com planos de assinatura e monetização para os artistas.

Confira aqui a lista completa de plataformas para as quais a Tratore distribui sua música.

Leia também:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s