por David Dines
Ferramenta cada vez mais utilizada às vésperas de novos singles, EPs e álbuns, o pre-save tem chamado a atenção de artistas que buscam colocar seus produtos na rua de forma estratégica. Saiba mais sobre este recurso:
Pre-save é um mecanismo de engajamento de público que algumas plataformas disponibilizam para artistas, visando às suas campanhas de lançamento. Basicamente, a loja digital disponibiliza um link prévio para que o usuário já possa incluir a faixa, EP ou álbum na sua biblioteca antes mesmo da data de lançamento (como um título “pré-salvo”), e assim possa ouvir o produto a partir do momento em que estiver oficialmente no ar. Esse tipo de ação utiliza-se do burburinho e da antecipação do público para engajá-lo em uma chamada à ação.
Com um link de pre-save no ar, é possível direcionar o ouvinte para seguir o artista automaticamente ou para uma playlist específica. Dependendo da plataforma que se use, também é possível obter informações individuais sobre o público que interagiu com a ação.
O que esse tipo de ação muda na relação artista-plataforma? Os algoritmos da loja digital estarão cientes do desempenho das faixas, especialmente nas primeiras horas e dias do lançamento. O engajamento inicial de um pre-save, especialmente se a interação for de um público maior, é algo que certamente será notado e pode ajudar a faixa a ganhar mais atenção dentro da plataforma, aumentando as chances de entrar em playlists algorítmicas e chegar a mais pessoas.
A Tratore oferece a opção de pre-save no Spotify, Deezer e Apple Music para seus artistas, desde que o produto seja cadastrado com 01 semana mínima de antecedência. Enquanto a função não está automaticamente disponível pelo Fonomatic, caso tenha interesse em gerar um pre-save, fale conosco pelo contato@tratore.com.br, indicando artista, nome do produto e data de lançamento.
Para distribuir sua música para mais de 100 plataformas digitais no mundo inteiro, acesse: www.fonomatic.com.br.
Leia também: