Dicas Tratore: Meu lançamento tem mais de um artista – como os nomes aparecerão nas plataformas?

audio-blur-chair-1645633.jpg

por David Dines

Seu EP ou álbum está para sair, mas foi produzido integralmente ao lado de outro músico e há uma preocupação em como seus nomes irão constar nas plataformas. O que esperar em cada uma das principais? Saiba como as lojas digitais organizam essas informações.


Primeiro, há de se fazer a distinção entre artista principal e participação especial. Artista principal é aquele de maior nível de importância dentro do lançamento, cujo nome sairá à frente em todas as circunstâncias. Já a participação especial determina um artista convidado dentro de uma ou algumas faixas. Na página desse artista nas plataformas digitais, esse produto constará apenas na seção “Aparece em” – ou não aparecerá, em alguns casos.

Outra possibilidade é a formação de um artista composto, que une os nomes de mais de um artista principal em uma única página de artista, mas não é a solução adequada para todos os casos – saiba mais aqui.

Caso haja mais de um artista principal no título, a plataforma exibirá os nomes em ordem alfabética, mas há como forçar uma ordem diferente na apresentação – basta ressaltar essa questão conosco logo após o cadastro pelo e-mail contato@tratore.com.br.

No Spotify e na Deezer, quando há entre dois e quatro artistas principais, eles constarão como principais dentro da página do produto – no exemplo, o álbum “Engenho Novo”, de André Mehmari e Marília Vargas:

engenhonovo_paginaspotify

No entanto, dentro da página de cada artista, o nome do outro artista principal constará à frente de cada uma das faixas.

engenhonovo_spotify_andremehmari.png(página de artista de André Mehmari)

engenhonovo_spotify_mariliavargas
(página de artista de Marília Vargas)

Da mesma forma, com o nome à frente do título da faixa, aparecem as participações especiais em faixas pontuais – no exemplo, o álbum “Livre”, de Antonio Loureiro, em que André Mehmari faz participação especial:

antonioloureiro_livre

No entanto, os produtos em que há participações aparecem nos lançamentos do convidado apenas na seção “Aparece em”, e não entre os títulos principais:

andremehmari_apareceem

Já em outras plataformas, como YouTube Music, Apple Music e TIDAL, apenas os artistas principais aparecem como campos clicáveis, pelos quais se pode ir à página do músico. Os convidados constam à frente do título depois da palavra “feat.” (abreviação de featuring, termo que denomina participação especial), em um campo não clicável.

antonioloureiro_andremehmari

Para distribuir sua música com a Tratore para mais de cem plataformas digitais em todo o mundo, acesse: www.fonomatic.com.br.

Leia também:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s