Dicas Tratore: 6 tipos de imagens de divulgação que você precisa e não sabe

fotodivulgacao

por David Dines

Toda carreira artística precisa de fotos e vídeos de qualidade, uma vez que esse tipo de conteúdo é essencial para movimentar as redes sociais e espalhar a palavra. No entanto, na hora de produzir o material, é importante levar em conta os formatos que você precisará na prática, para não perder tempo editando ou mesmo descobrir que você não tem uma imagem adequada para certo tipo de uso.

Confira as dicas da Tratore para utilização em diferentes plataformas, redes, imprensa e outros fins:


1. Opções verticais

É sempre interessante oferecer fotos verticais para veículos de imprensa, mas também esse formato é importante para os stories do Instagram e Facebook. Nesse caso específico, o ideal é que a imagem (seja foto ou vídeo) tenha proporção 9:16, ou idealmente 1080×1920 pixels.

2. Opções quadradas com artista centralizado

Esse tipo de imagem é importante para ser seu avatar nas redes sociais e plataformas digitais. Caso você tenha uma banda, não fique apenas com a opção em que os integrantes estão todos espalhados – produza uma foto com todo mundo junto e centralizado, porque certamente será necessária.

3. Opções quadradas diversas

Essas imagens podem ser tanto utilizadas no feed no Instagram, que privilegia esse formato de foto e vídeo, quanto como eventuais capas de lançamentos nas plataformas digitais – lembrando que, para esses novos singles, EPs ou álbuns, o ideal é que a imagem tenha 3000×3000 pixels.

4. Opções horizontais, proporção 16:9

16:9 é a proporção padrão de telas de computador e telas de celular em posição horizontal. Também é um formato que se assemelha à fotografia analógica, então certamente é bom para uso da imprensa. Esse tipo de imagem é especialmente importante em dois usos na internet: cabeçalhos de eventos no Facebook (sendo o tamanho ideal 1920×1080 pixels) e thumbnails, ou imagens estáticas de apresentação, de vídeos no YouTube (sendo o tamanho ideal 1280×720 pixels).

5. Opções horizontais, proporção 2:1

Esse formato é importante especialmente para o cabeçalho do Twitter, em que a largura da imagem precisa ser o dobro da altura. O que a rede recomenda é o tamanho de 1024×512 pixels, podendo serem utilizadas tanto fotos estáticas quanto gifs.

6. Outras opções horizontais

Algumas redes sociais e plataformas pedem imagens em proporções diferentes, mas que são importantes. O Facebook tem como sua proporção ótima para a timeline fotos e vídeos na proporção 1.91:1, ou 1200×628 pixels. Já a imagem do cabeçalho do canal no YouTube precisa idealmente estar em 2560×1440 pixels – lembrando que qualquer conteúdo escrito precisa estar centralizado para ser visto em todos os tipos de dispositivos.

Leia outras dicas:

A Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 10 mil artistas em catálogo. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas físicas e digitais do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: www.fonomatic.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s