Dicas Tratore: Entenda os diferentes tipos de relatórios na música digital

relatorios

por David Dines

A partir do momento em que sua música está à disposição do público nas principais plataformas, você passa a ter contato frequente com dois tipos de relatórios: o analítico e o financeiro. Entenda a diferença entre eles e como monitorá-los:


a) Relatórios analíticos

São aqueles em que você consegue acessar o seu desempenho nas plataformas em tempo real. Por meio desses indicadores, é possível entender em detalhes a interação do público com seu lançamento a partir do número de audições e downloads, demografia (idade, gênero, etc.) e localidades em que seu trabalho está sendo mais escutado, entre outras informações.

Esse é o tipo de relatório apresentado aos artistas, produtores e empresários em plataformas como o Spotify for Artists, Apple Music for Artists e no seu canal do YouTube. A Tratore também manda e-mails periódicos com uma análise do seu desempenho nas principais plataformas, sob o título “Números Recentes”.

Se você ainda não tem acesso às interfaces diretas para artistas nas plataformas digitais, clique aqui para saber como.

relatoriospotifyforartists
Parte do relatório disponível no Spotify for Artists

b) Relatórios financeiros

São aqueles que reportam o valor arrecadado de um período, disponível para pagamento. No relatório disponível no Fonomatic, você encontrará a lista dos valores referentes a downloads pagos, streaming por assinatura e streaming por publicidade, em cada plataforma. A separação entre os tipos de streaming se dá pelo fato de que os valores por modalidade de execução são diferentes, com o do streaming por assinatura sendo bem maior em todos os casos. Vale lembrar que o valor do play em todas as plataformas, independente da modalidade, é flutuante, levando em conta o número de usuários ativos e a arrecadação no período — ao contrário do download, em que os valores são fixos.

relatoriotratore.png
Parte do relatório interno do Fonomatic

No relatório também são disponibilizados os números absolutos de execuções, valores brutos e líquidos (descontando a parte de administração da Tratore). Nem sempre os números do relatório financeiro batem perfeitamente com o analítico em relação a cronograma, devido a desencaixes de sincronia nos ciclos de pagamento das plataformas. Dependendo da data em que o produto foi lançado ou do período em que houve determinado destaque no desempenho, pode ser o retorno financeiro dele só conste no relatório do período seguinte, caso a ação tenha acontecido próxima a um fechamento. Isso pode acontecer em uma ou mais plataformas, uma vez que os ciclos de pagamentos também não são sincronizados entre as lojas digitais.

Leia também:

Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 10 mil artistas em catálogo. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas físicas e digitais do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: www.fonomatic.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s