4 dicas para começar a tocar fora da sua cidade

playinglive

por David Dines

Parte importante da construção de uma carreira na música é tocar em outras cidades, ampliando o seu alcance de público. Se você planeja sair da sua base pela primeira vez e mostrar sua música em palcos mais distantes, confira as dicas da Tratore para fazê-lo da melhor forma possível:


1. Saiba onde está seu público

Antes de colocar o pé na estrada, é importante saber como sua música está repercutindo com as pessoas fora da sua região. Uma forma importante de medir quantitativamente esse engajamento é o estudo das métricas do público nas redes sociais e plataformas digitais.

Vale a pena explorar os recursos disponíveis pelo Spotify for Artists, Apple Music for Artists, YouTube e Facebook para entender o comportamento do seu fã, e se o engajamento numérico já justifica um show em certa localidade. No Spotify for Artists, é possível saber, em especial, as 50 cidades em que você é mais ouvido no mundo e várias informações sobre a demografia do público, inclusive no nível de interação por música. Tais detalhes também são possíveis na seção YouTube Studio do seu canal. No caso do Facebook, você pode acessar a seção “Informações” da sua fanpage e ir em “Pessoas”, onde é possível mensurar porcentagem de fãs, pessoas alcançadas e pessoas envolvidas em posts por divisões de faixa etária e gênero, além de ter uma lista completa de cidades e países em cada uma das categorias.

2. Faça a estratégia e as contas

Comece levantando espaços em que artistas do seu estilo musical se apresentam nas cidades desejadas, bem como eventos e festivais que tenham a ver com a sua música, produtores locais e outros artistas da região com quem você pode se conectar. Apresente sua música e crie uma conversa, que pode levar a uma possibilidade de data em alguma circunstância, uma troca de shows.

A partir desse momento, é bom colocar na ponta do lápis os custos da feitura do show (especialmente transporte, alimentação e hospedagem) para definir o tipo de remuneração (cachê, bilheteria etc.) e ver com o apoio local se é possível ajudar nessas necessidades. Conforme seu trabalho vai ganhando notoriedade e público, é possível negociar termos cada vez melhores, mas é bom entender que há circunstâncias em que pode valer a pena sair no zero-a-zero — ou mesmo investir em algo que não volta financeiramente naquele momento –, se houver retornos de outros tipos, como aparecer para outros contratantes, circular entre um público influente ou ter uma visibilidade de imprensa interessante.

Também é importante cogitar a produção de produtos para vender em uma banquinha no show, com CDs, camisetas e outros tipos de artigos que conversem com o seu público. Além de aproximar a relação com quem te ouve e está entusiasmado em te ver ao vivo, é uma forma de ajudar a equilibrar a balança e voltar com um dinheiro a mais para casa.

3. Espalhe a palavra entre os locais

Nesse momento, vale tudo – você precisa engajar o seu público, e não esperar que ele simplesmente apareça no seu show. Vale fazer vários posts nas redes sociais, impulsionar alguns, pedir a ajuda de amigos locais, chamar colegas músicos da cidade para participações especiais, abordar os veículos de imprensa mais interessantes, enfim. Se você for tocar em uma cidade menor, é possível até mesmo investir em spots de rádio, que custam menos do que em localidades maiores e podem trazer um bom retorno de público. Veja com os parceiros locais se há interesse em dividir esse investimento, se for o caso.

4. Planeje voltar

Ainda que seu show tenha sido um sucesso, cativar um público em uma cidade demanda voltar com certa frequência, para continuar essa aproximação com os fãs. Assim como uma andorinha só não faz verão, um show não consolida um artista em determinada praça, então vale a pena continuar o diálogo e trabalhar para voltar em condições cada vez melhores.

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Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 10 mil artistas em catálogo. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas físicas e digitais do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: www.fonomatic.com.br

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