Dicas Tratore: O que fazer quando seu lançamento não recebe a atenção esperada?

Captura de Tela 2019-08-14 às 09.10.36.pngImagem por B. Rosen

por David Dines

Um dos maiores medos de um músico é lançar um novo trabalho e não ser escutado. Caso você esteja fazendo um bom trabalho de conexão com seus ouvintes, é pouco provável que isso aconteça, mas ainda assim, pode haver casos em que determinado produto não teve a resposta imaginada. O que fazer nesses casos? O blog da Tratore tem algumas dicas:


1. Não desespere

A construção de uma carreira musical tem desses desafios, e o que define o caminhar do trabalho é o aprendizado que se tem diante dessas circunstâncias, além da postura que se assume. Converse sobre essas frustrações com seus amigos mais próximos da música. De toda forma, nem sempre é bom desabafar publicamente nas redes sociais sobre o mau desempenho de um título seu. Dependendo da forma com que você dividir essa frustração com o seu público, um fã pode se sentir desvalorizado, ou você pode prejudicar a sua imagem e a do lançamento junto a potenciais apoiadores. Agradeça às pessoas que estão engajando com a sua música – nas plataformas, nos shows, em todo lugar. E busque aprender com os exemplos de outros artistas, especialmente observando aqueles mais próximos de você em termos de visibilidade, mas que estão em uma crescente.

Uma carreira é um experimento de tentativa e erro dentro de um plano maior, e é necessário observar os resultados e fazer as alterações de curso necessárias para continuar navegando.

2. Revise a estratégia para entender o que não deu certo

Se o seu lançamento não teve um planejamento bem delineado, esse é o primeiro ponto a se observar. Uma estratégia de lançamento sempre precisa levar em conta uma colocação adequada das expectativas, elencando ações eficientes para uma boa visibilidade dentro desses parâmetros.

Observe os possíveis pontos frágeis da sua campanha:

Teria sido um erro de timing? Foi um dia ruim dentro da semana ou do mês, com muitos outros lançamentos competindo pela atenção do seu público ou outros eventos/acontecimentos desviando o foco?

Você comunicou bem com o seu público diante desse lançamento, de uma maneira autêntica, ou ficou num papel mais próximo do de um vendedor ou spammer? Pode ser que seu público tenha criado resistência ao lançamento diante da sua forma de comunicar.

Você delegou alguma atividade relativa ao lançamento a alguém da sua equipe e o parceiro não entregou o resultado esperado?

Algo na sua imagem ou na forma de apresentar a sua música não conectou com a demografia de público que estava mais ligada a você naquele momento?

Você estava focando no público certo para aquele lançamento? Pode ser que o título em questão tenha um apelo maior a um segmento de ouvintes que você não estivesse dando prioridade naquele momento – seja um recorte de idade, de gênero, de localidade ou qualquer outro.

3. Retome a promoção, focando nos fãs e em veículos menos temporais

Apesar de você ter perdido o momento inicial da notícia, isso não significa que tudo está perdido – basta focar no público que já te acompanha, para reforçar a relação e assim ampliá-lo potencialmente de outra forma, mais indireta. Também reforce a mensagem com veículos de comunicação que não tenham uma relação tão temporal com o lançamento – ou seja, espaços para a música nos quais não interessa tanto se você lançou o seu produto há uma semana, um mês ou um pouco mais.

Se o lançamento não teve a recepção esperada por um erro de recorte de público, identifique-o, corrija e passe a comunicar da maneira certa. Se outro lançamento importante aconteceu no mesmo dia que o seu, retome a promoção depois que a atenção sobre ele tiver diminuído um pouco. Cogite a ideia de lançar um videoclipe, caso não o tenha feito, como forma de gerar um fato novo para comunicar sobre a mesma faixa. Se o lançamento em si não conectou com seus fãs, comece a dar andamento ao próximo lançamento, ou faça uma nova versão da música principal (acústica, remix, ao vivo, dueto – as possibilidades são muitas). E se seu título for um EP ou um álbum, você tem ainda mais ângulos para explorar nessa promoção.

Priorize os fãs, sempre, pois eles respondem à consistência do seu trabalho. Então, continue se fazendo presente para o seu público, mostrando a ele que você está dedicado(a), que esse é um projeto importante e você não vai abandoná-lo, seja qual for o resultado do lançamento.

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Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 10 mil artistas em catálogo. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas físicas e digitais do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

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