Dicas Tratore: 6 coisas que você precisa incluir em uma apresentação para um contratante

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por David Dines

Quando você procura uma casa de shows, produtora ou equipamento cultural para negociar uma apresentação, é importante ter todas as informações principais organizadas de uma maneira eficiente e visualmente engajante. Quais elementos são importantes para apresentar já no primeiro momento? Saiba mais:


1. Texto sobre sua carreira

Descreva sua trajetória até agora, ressaltando o que você faz artisticamente (gênero musical, como você se diferencia de outros artistas), seus lançamentos, os principais lugares por onde já tocou, colaborações e momentos de maior visibilidade, tomando cuidado com os autoelogios. Dê uma ideia cronológica da sua carreira, contextualizando também seu momento artístico atual.

2. Texto sobre seu show

Apresente conceitualmente a apresentação que você está propondo, dando linhas gerais do repertório (se relevante, você pode incluir o setlist na íntegra) e da estrutura da banda e de palco. Caso seja um show que já circulou por outros lugares importantes, liste as casas e eventos. E se alguma dessas apresentações foi com a casa cheia, não deixe de incluir essa informação.

3. Registros ao vivo em vídeo

Compartilhe com o contratante algum produto audiovisual que mostre o que esperar do show, tanto em termos de qualidade do trabalho quanto questões técnicas relativas à formação e ao equipamento necessário. Caso o material de apresentação que você esteja preparando seja físico, encaminhe links por e-mail.

4. Clipping e números

Separe citações ou scans/prints do que saiu de mais relevante sobre você na imprensa e, caso tenha bons números para mostrar, apresente também suas principais métricas de público – em especial, YouTube, Spotify, Instagram e Facebook. Se alguma dessas métricas tiver uma relevância especial na cidade onde você está propondo o show, não deixe de apontar (por exemplo, uma negociação com uma casa de shows em Curitiba e a cidade ser o seu terceiro maior público no Spotify). Saiba como acessar e avaliar suas principais métricas aqui.

5. Boas fotos

Preze pela qualidade visual da apresentação e selecione suas principais imagens, tanto de divulgação quanto ao vivo, para que o contratante tenha noção tanto da sua proposta artística como tenha uma ideia visual do show que está fechando.

6. Mapa de palco, input list e rider técnico

Apresente também no pacote a disposição visual dos músicos no palco, o mapa de canais da mesa (com efeitos e inserts) que serão necessários e os equipamentos que o contratante precisará oferecer para o show. Se você tiver diferentes formatos de show, pode ser interessante já condensar essas informações no mesmo documento. Caso você nunca tenha feito nenhum desses documentos, faça uma busca no Google para ver alguns exemplos e converse com colegas músicos, para saber o que pedir na ocasião.

É interessante que todo o material esteja diagramado e disponível a partir de um link de Google Drive, Dropbox ou afins, para evitar sobrecarregar a caixa de entrada do contratante com anexos.

Caso a proposta inclua cachê, é interessante que o orçamento vá à parte desse documento, uma vez que você pode fechar apresentações em diferentes lugares com valores distintos.

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Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 10 mil artistas em catálogo. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas físicas e digitais do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

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