Dicas Tratore: Representantes das gravadoras e independentes anunciam criação de banco de dados integrado

Saxophone Musician Performance Band Concert Music
Imagem: MusicOomph

por David Dines

Nessa semana, a IFPI, entidade que representa o mercado fonográfico global, e a WIN, principal organização que representa os independentes em todo o mundo, anunciaram a criação do RDx (ou Repertoire Data Exchange), um banco de dados integrado que centralizará informações sobre fonogramas representados por gravadoras, agregadoras e sociedades de execução pública de todos os tamanhos, em todo o mundo. No que isso implica para os artistas e quando estará em atividade? Saiba mais:


O RDx permitirá que as companhias e instituições associadas enviem dados oficiais sobre todo o seu catálogo fonográfico. Centralizando as informações, a plataforma promoverá uma melhora em tempo e eficiência no pagamento de direitos de execução pública para os detentores, em todo o mundo. Até o momento, gravadoras, distribuidoras e sociedades usam diferentes processos de entrega de dados, o que por vezes gera um desencontro de informações e dificulta o fluxo de identificação dos fonogramas e, por consequência, o repasse da arrecadação.

Quem fará a gestão e a operação do RDx é a PPL, sociedade britânica de arrecadação de direitos sobre execução pública – equivalente ao nosso ECAD, mas que cuida apenas de sonorização ambiente, rádio e TV em seu território. A implantação começa neste ano e contempla em sua fase inicial seis gravadoras/distribuidoras (Beggars Group, PIAS, Sony, Universal, Warner e Thestate51) e quatro sociedades (PPL, Re:Sound, SENA e Gramex Finland), com a expectativa de ampliação para todas as principais empresas e instituições ao longo de 2020.

Leia também:

Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 10 mil artistas em catálogo. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas físicas e digitais do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s