Dicas Tratore: 4 diferentes formatos de show para oferecer a contratantes

show

por David Dines

A presença no mercado de música ao vivo é um dos pontos-chave a serem pensados em uma estratégia de carreira. Para isso, pode ser interessante oferecer às casas e produtores não apenas o show que promove o seu último lançamento, mas também algumas outras opções que aumentem o leque de possibilidades, movimentem mais a sua agenda e engajem um público interessado em novidades constantes. Confira alguns formatos de apresentação que você pode desenvolver:



1. Show principal

Este formato é indicado para promover seu lançamento mais recente. Dessa forma, o foco do repertório é na sua narrativa de carreira, com canções que entreguem o principal do seu conceito artístico. Planeje o show com todos os recursos cabíveis (luz, cenário, figurino, etc.) e equipe de apoio quando oferecê-lo para casas e eventos de destaque. No entanto, tenha ciência que, ao envolver mais custos, o ideal é que haja uma expectativa de retorno em cachê ou estimativa de bilheteria, de acordo com os termos do espaço e do evento. Conforme necessário, faça adaptações para tornar o show mais vantajoso no aspecto custo-benefício.

2. Versão de bolso

Formato indicado para situações com menos estrutura de som e ambientes mais simples. Caso você faça parte de uma banda, a formação desse show pode ser menor, com menos integrantes (um exemplo é o Carne Doce, que tem um formato de apresentação apenas com a vocalista Salma Jô e o guitarrista Macloys Aquino), ou a instrumentação pode ser diferente, com arranjos acústicos ou mais minimalistas. Se você é artista solo, essa versão de bolso pode ser uma apresentação sozinho/a, acompanhando-se em um instrumento ou com um áudio instrumental de acompanhamento nas faixas, ou com um ou dois músicos de apoio. Por ser um formato mais despojado e experimental, fique livre para mesclar no repertório canções do show principal com releituras e músicas inusitadas. O importante é conectar com a plateia de uma maneira mais simples e próxima.

3. Shows temáticos

Já pensou em homenagear um ou mais artistas que influenciaram muito a sua prática artística? Ou eleger um tema específico e escolher músicas que o abordem para apresentar? Ou quem sabe fazer shows de repertório sazonal, como Carnaval (um exemplo é “Carnaval Turbilhão”, de Mauricio Pereira), Natal ou Festa Junina? Todas essas possibilidades são interessantes no mix de produtos ao vivo de um artista. O importante é entender como o formato escolhido conversa com o que o artista faz de melhor e como se conecta tanto com seu público como com a demanda de produtores e casas de show. De resto, não há regras.

4. Shows em parceria com outros artistas

Neste formato, a ideia é realizar um encontro de duas ou mais práticas artísticas diferentes, misturando repertórios e influências em um espetáculo que engaje a base de público de todos os envolvidos e resulte em uma atenção maior e diferente. Um exemplo recente dentre os produtos distribuídos pela Tratore é o álbum-show “Iara Ira” – um encontro entre Duda Brack, Julia Vargas e Juliana Linhares (Pietá), cantando um repertório misto de canções brasileiras. É possível fazer desse show em parceria também um show temático, caso seja do interesse dos artistas envolvidos.

Todas essas opções podem ser vendidas pelo artista e sua equipe ao mesmo tempo, sem uma forma de apresentação impactar negativamente na outra. Pelo contrário, o efeito de realizar formatos diferentes e concomitantes de show pode fazer com que seu público aproxime da experiência, indo a um, depois a outro, criando uma relação diferente e mais profunda com seu trabalho.

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Tratore é a maior distribuidora de música independente do país, com mais de 10 mil artistas em catálogo. Desde 2002, disponibilizamos álbuns, EPs e singles em lojas físicas e digitais do Brasil e do mundo. Para distribuir sua música conosco, acesse: http://www.fonomatic.com.br

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